Código: | PA12 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | ANIM | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Artes | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Pedro Miguel Rebelo Felício |
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Corpo docente: |
António Manuel Simões Tomé |
Português
Desenvolver um conjunto de conhecimentos teóricos e técnicos sobre diferentes processos de produção e realização de produtos de animação, permitindo ao(à) estudante adquirir as competências necessárias para a realização de produtos na área da animação 2D e 3D.
Nesse sentido pretende-se que o(a) estudante: Identifique diferentes metodologias, técnicas e processos utilizados em animação 2D e 3D.
Adquira conhecimentos na produção de imagens em movimento e no controlo da noção de espaço/tempo.
Planifique e realize um projecto de animação em stop motion (2D) e em 3D Identifique e saiba manusear os equipamentos técnicos necessários à realização da modelação digital 3D para a construção de objetos e personagens.
Adquira as competências fundamentais no uso de aplicações digitais de animação 2D e 3D que lhe possibilitem a produção de animações adequadas à atualidade do desenvolvimento nesta área.
Técnicas e processos de criação de imagens em movimento – stop motion (2D) Técnicas e processos de modelação de objetos digitais 3D.
Fases de produção de um projeto de animação stop motion (2D) ou 3D Definição e conceção das várias fases da animação e movimentos de personagens e objetos.
Desenvolvimento de personagens, objetos e ambientes em 2D ou 3D com vista a integrar um produto de animação.
Pintura, texturização e iluminação de elementos integrantes de uma animação 2D ou 3D.
Animação de objetos e personagens num produto de animação, explorando as possibilidades criativas da animação 2D ou 3D.
Adobe Premiére
Cinema 4D
Dragon Frame
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Cinema 4D
Dragon Frame
A Animação, nas suas diferentes formas, apresenta-se como uma forma de expressão e comunicação fortemente reconhecida socialmente que, integrando uma variedade de procedimentos e técnicas, assume uma posição importante no domínio da produção audiovisual.
A Unidade Curricular Animação 2D e 3D procurará articular os domínios conceptuais, técnicos e experimentais inerentes ao desenvolvimento destes conteúdos que favoreçam a aquisição de conhecimentos específicos desta área, aplicando-os na conceção e concretização de projetos práticos.
Pretende-se, através dos conteúdos a abordar, dotar os alunos de um conjunto de instrumentos operatórios que vão ao encontro dos objetivos delineados e lhes permitam compreender, analisar e desenvolver as diversas fases de uma animação, tanto em termos expressivos como funcionais.
A intervenção consequente em áreas de atuação específica, através do recurso a metodologias de projeto, visa proporcionar uma sistematização, aprofundamento e consolidação de conhecimentos adquiridos e promover a aquisição e desenvolvimento de métodos de trabalho em equipa.
As sessões serão realizadas presencialmente ou utilizando a plataforma Teams, centradas na discussão a partir da informação fornecida diretamente pelo docente ou com recurso à utilização de materiais variados. O processo compreenderá:
a) A discussão e análise de textos, vídeos ou bandas sonoras
b) A definição de projeto
c) O estudo de conceitos de animação
d) Processos e equipamentos para captura de imagem digital
e) A exploração de programas para edição de imagem digital
f) A captura e edição de áudio digital
g) A exploração de programas para edição de áudio digital
h) A modelação de objectos digitais em ambiente virtual
i) A realização de produtos de animação 2D (stopmotion) e 3D
j) A apresentação e discussão de trabalhos
Nesta unidade curricular serão utilizadas metodologias que, de forma estruturada, conjuguem as dimensões analíticas, crítica e experimental, propostas pelos conteúdos programáticos. O trabalho desenvolvido será de natureza teórico-prática e estará assente em duas grandes vertentes: por um lado o estudo das metodologias essenciais que permitirão realizar uma análise crítica e suportada em conhecimentos científicos dos objetos em estudo, permitindo ao estudante construir o seu conhecimento de uma forma sustentada; por outro lado, privilegiando uma dimensão experimental, a exploração das potencialidades comunicacionais e expressivas apresentadas pelos diversos processos e técnicas de produção de animações 2D e 3D.
Pretende-se, ainda, promover uma crescente autonomia na utilização dos diferentes equipamentos, assim como na realização de procedimentos no campo da animação 2D e 3D. A articulação entre estas vertentes será desenvolvida quer através da realização de exercícios e propostas de trabalho faseadas que possibilitem uma aquisição sistematizada e fundamentada de conhecimentos e capacidades de análise e execução, quer através do contacto com obras de interesse, com vista a estabelecer uma ampliação das perspetivas criativas e conhecimentos tecnológicos inerentes à área da animação.
As sessões de trabalho irão desenvolver-se em contextos distintos, contemplando a análise e discussão de textos, vídeos e outras obras a par de um trabalho de experimentação técnica dentro e fora da sala de aula. Pretende-se, com esta metodologia estabelecer, nas sessões de trabalho, uma sistemática articulação entre a aquisição de conhecimentos teóricos e o desenvolvimento de competências funcionais nos diferentes campos da produção de animações 2D e 3D, perspetivando a sua aplicação em contextos variados, evidenciando a relação entre os domínios da perceção, do conhecimento e da comunicação. Promove-se acima de tudo a descoberta de campos e áreas de intervenção, que garantam um aprofundamento e consolidação de conhecimentos estruturantes sobre animação, convidando os alunos a apresentarem propostas criativas, decorrentes de processos de investigação que permitam a sua afirmação em termos estéticos e comunicacionais.
Espera-se que cada estudante:
a) Participe nas sessões e na discussão das questões em análise
b) Execute os trabalhos propostos
c) Apresente os seus trabalhos
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação no seguinte modelo:
1. Participação nas sessões de aplicação prática 15%
2. Animação 2D (individual) 60%
3. Animação 3D (individual) 25%
A avaliação da UC rege-se pelo Regulamento de Frequência e Avaliação (RFA) da ESE/IPS, num modelo de avaliação contínua. Ao estudante sem aproveitamento em avaliação contínua será dada a possibilidade de realizar exame de carácter essencialmente prático, a ser desenvolvido no período de exames de época normal, definido no calendário académico.
Birn, Jeremy, Digital Lighting and Rendering (3rd Edition), San Francisco: New Riders, 2014
Capucho, Carlos, Magia, Luzes e Sombras, Lisboa: Universidade Católica Editora, 2008
Purves, Barry, Basics Animation: Stop-motion, Lousanne: Ava Publishing, 2010
Williams, Richard, The Animator's Survival Kit, Nova York: Faber and Faber, 2001
Bastos, Pedro, Produção 3D com Blender para Arquitectura e Personagens, Lisboa: FCA - Editora de Informática, Lda, 2010
Bastos, Pedro, Produção 3D com Blender de Personagens Bípedes, Lisboa: FCA - Editora de Informática, Lda, 2011
Vaughan, William, Digital Modeling, San Francisco: New Riders, 2012
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