Código: | PA14 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | CPAG | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Artes | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
João Pedro de Campos Duarte Antunes |
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Corpo docente: |
Luís Manuel Cruz Simões |
Português
Desenvolver um conjunto de conhecimentos teóricos e técnicos sobre processos de composição e animação gráfica, permitindo ao estudante adquirir as competências necessárias para a realização de produtos dessa natureza. Nesse sentido pretende-se que o(a) estudante:
Reconheça as diferentes fases do processo de criação e produção de animação gráfica;
Adquira competências fundamentais no domínio da criação de efeitos visuais digitais, para posterior aplicação em produtos multimédia diversificados (internet, cinema, televisão, publicidade, etc.);
Desenvolva as suas capacidades criativas no desenvolvimento de efeitos visuais complexos;
Realize projetos de comunicação, utilizando ferramentas adequadas à composição e animação gráfica.
Edição de imagem em Adobe Photoshop
Edição de som em Adobe Audition
Processos de composição e animação em After Effects
Tipografia aplicada à animação gráfica
Criação de oráculos e gráficos animados (efeitos, transições e correção de cor)
Integrar gráficos animados 2D ou 3D com vídeo, imagem e áudio
Adobe After Effects CC (com C4d Lite)
Adobe Audition
A composição e animação gráfica apresenta-se hoje como uma mais valia no processo de comunicação audiovisual, assumindo uma posição importante nesse domínio.
A Unidade Curricular Composição e Animação Gráfica procurará articular os domínios conceptuais, técnicos e experimentais inerentes ao desenvolvimento destes conteúdos que favoreçam a aquisição de conhecimentos específicos desta área, aplicando-os na conceção e concretização de projetos práticos.
Pretende-se, através dos conteúdos a abordar, dotar os alunos de um conjunto de instrumentos operatórios que vão ao encontro dos objetivos delineados e lhes permitam compreender, analisar e desenvolver as diversas fases de composição de um projeto de animação gráfica, tanto em termos expressivos como funcionais.
A intervenção consequente em áreas de atuação específica, através do recurso a metodologias de projeto, visa proporcionar uma sistematização, aprofundamento e consolidação de conhecimentos adquiridos e promover a aquisição e desenvolvimento de métodos de trabalho adequados.
As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida diretamente pelo docente ou com recurso à utilização de materiais variados. O processo compreenderá:
a) Estudo de conceitos de animação gráfica
b) A exploração de programas para composição e animação gráfica
c) A produção de composições gráficas
d) A realização de produtos de animação gráfica para integração em produtos audiovisuais
e) A apresentação e discussão de trabalhos
Nesta unidade curricular serão utilizadas metodologias que, de forma estruturada, conjuguem as dimensões analíticas, crítica e experimental, propostas pelos conteúdos programáticos. O trabalho desenvolvido será de natureza teórico-prática e prática e estará assente em duas grandes vertentes: por um lado o estudo das metodologias essenciais que permitirão realizar uma análise crítica e suportada em conhecimentos científicos dos objetos em estudo, permitindo ao estudante construir o seu conhecimento de uma forma sustentada; por outro lado, privilegiando uma dimensão experimental, a exploração das potencialidades comunicacionais e expressivas apresentadas pelos diversos processos e técnicas de produção de composições e animações gráficas.
Pretende-se, ainda, promover uma crescente autonomia na utilização das diferentes ferramentas digitais adequadas à produção deste tipo de animações. A articulação entre estas vertentes será desenvolvida quer através da realização de exercícios e propostas de trabalho faseadas que possibilitem uma aquisição sistematizada e fundamentada de conhecimentos e capacidades de análise e execução, quer através do contacto com obras de interesse, com vista a estabelecer uma ampliação das perspetivas criativas e conhecimentos tecnológicos inerentes à área.
As sessões de trabalho irão contemplar a análise e discussão de vídeos e outras obras a par de um trabalho de experimentação técnica. Pretende-se, com esta metodologia estabelecer uma sistemática articulação entre a aquisição de conhecimentos teóricos e o desenvolvimento de competências, perspetivando a sua aplicação em contextos variados. Ao promover a relação entre os domínios da perceção, do conhecimento e da comunicação, convida-se os alunos a apresentarem propostas criativas, decorrentes de processos de investigação que permitam a sua afirmação em termos estéticos e comunicacionais.
A classificação dos estudantes será realizada com base em:
1. Participação nas sessões de aplicação prática 10%
2. Desenvolvimento dos 4 exercícios práticos programados 40% (4x10%)
3. Projeto de animação gráfica 50%
A avaliação da UC rege-se pelo Regulamento de Frequência e Avaliação (RFA) da ESE/IPS, num modelo de avaliação contínua. Ao estudante sem aproveitamento em avaliação contínua será dada a possibilidade de realizar exame de carácter essencialmente prático, a ser desenvolvido no período de exames de época normal, definido no calendário académico.
A assiduidade dos estudantes rege-se por um mínimo de 75% de frequência na componente de aplicação prática, excetuando-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA). O estudante que não cumpra este requisito mínimo não poderá ser classificado em avaliação contínua.
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
Byrne, Bill &, Braha, Yael;Creative Motion Graphic Titling: Titling with Motion Graphics for Film, Video, and the Web, Routledge, 2018. ISBN: 9781138452916 |
Dewdney, Andrew & Ride, Peter;The Digital Media Handbook, Routledge, 2014. ISBN: 9780415699914 |
Gambar, Ron;Nuke 101: Professional Compositing and Visual Effects, 2nd Edition, Peachpitt Press, 2014. ISBN: 9780321984128 |
Gress, John;[digital] Visual Effects and Compositing, New Riders Pub, 2014. ISBN: 0321984382 |
Trish, Mayor & Trish, Chris;Criando Motion Graphics com After Effects, Focal Press, 2010. ISBN: 8535241892 |
Lisa Fridsma & Brie Gyncild;Adobe After Effects Classroom in a Book (2022 release), Adobe Press, 2022. ISBN: 0137623925 |
A avaliação do projeto de animação gráfica está sujeito à sua apresentação e discussão presencial, sem a qual o estudante não será avaliado.
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