Código: | PA16 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | GE | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Rui Carlos Marques Alves |
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Corpo docente: |
Pedro Ricardo Belo dos Santos |
Português
A unidade curricular de “Gestão e Empreendedorismo” tem por objetivo o contacto com temas atuais como o empreendedorismo e a gestão.
O Módulo de Empreendedorismo tem como principais objetivos:
Sensibilizar os alunos para a relevância do empreendedorismo e da criação de empresas;
Analisar e avaliar as etapas do processo empreendedor;
Identificar áreas de negócio e promover a criação do auto-emprego.
O Módulo de Gestão tem principais objetivos:
Apoiar a formação dos alunos através da aprendizagem dos fundamentos da gestão;
Conceptualizar o desempenho, as competências e os papéis do gestor;
Analisar os principais conceitos e teorias no âmbito das funções do processo de gestão;
Compreender omeio envolvente das organizações;
Introduzir os temas contemporâneos da competitividade, ética e responsabilidade social das organizações.
I – GESTÃO
1.1 As Organizações e os Gestores
- As organizações e a Envolvente Externa
- O Gestores e suas funções, papeis e competências
1.2 As Funções de Gestão
- Planear, Organizar, Dirigir, Controlar
1.3 Os Desafios Atuais da Gestão
- Ética e Responsabilidade Social das Organizações
- Gestão da Inovação e Gestão da Mudança
- Estruturas Virtuais e organizações em rede
II – EMPREENDEDORISMO
2.1 Inovação e Atitude Empreendedora
- Uma perspetiva global sobre o que é o empreendedorismo
- Características dos Empreendedores
- Competências Empreendedoras
- Identificação de Oportunidades de negócio
2.2 Plano de Negócios versus Modelo de Negócio
- O CANVAS Business Model
Ciências sociais > Economia > Economia empresarial > Empresarialismo > Plano empresarial
Ciências sociais > Economia > Estudos de gestão
Ciências sociais > Economia > Economia empresarial > Administração empresarial
Para a concretização dos conteúdos programáticos anteriormente apresentados, as aulas desta UC terão uma componente teórica e prática. Partindo-se da análise de estudos de caso procura-se que os alunos se vão apropriando dos conceitos mais relevantes. Abordam-se questões que se prendem com o uso de ferramentas com destaque para o CANVAS Business Model. Os alunos são sensibilizados para a importância do Empreendedorismo, na sociedade em geral e no contexto empresarial, em particular, incluindo o sector social.
Paralelamente é feita uma abordagem demonstrativa e prática em que os alunos são levados a exercitar os conteúdos aprendidos através da aplicação de algumas ferramentas demonstrando-se, pelo exercício, a importância da identificação de oportunidades de negócio e das diferentes funções das ferramentas em articulação cm conceitos básicos de gestão.
A edição de um produto audiovisual de pitching recorrendo a meios informáticos será a etapa final.
As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir de leituras prévias assentes no método expositivo e demonstrativo bem como em exercícios numa óptica prática e activa.
São utilizados estudos de caso, visionamento de conteúdos audiovisuais e software adequado com o recurso à apresentação em modo pitching.
As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular na medida em que pretende-se demonstrar, através do recurso a exercícios e casos práticos, em que medida as temáticas abordadas nas sessões letivas são implementadas em contextos reais, com ênfase para a evidência da sua exequibilidade e perspectivando uma maior e efetiva ligação com a comunidade e o contexto laboral.
Procura-se fornecer instrumentos que permitam exercitar as competências privilegiadas no contexto da unidade, seja individualmente, seja em grupo, de modo a garantir a efetiva relação entre teoria e prática, através da proposta de uma ideia de negócio culminando num pitching.
O recurso a ferramentas de ensino em modelo b-learning permite ainda uma efetiva comunicação entre docente/estudantes e estudantes/estudantes.
Será prática recorrente a existência de tutorias individuais sempre que se revelar necessário.
A Avaliação Contínua.
Os elementos em avaliação prendem-se com os objetivos da Unidade Curricular devendo os estudantes demonstrar as competências adquiridas durante o semestre: capacidade de identificação de oportunidades de negócio, atitude criativa e crítica, compreensão e aplicação dos conceitos, produção e apresentação do pitching, níveis de participação na UC. Estas competências serão avaliadas através de Atividades Práticas (AP's) desenvolvidas durante o semestre nas aulas. Assim a nota final será calculada do seguinte modo:
Nota Final (NF) = Teste (30%) + AP (70%)
O aluno obtém aprovação se NF for igual ou superior a 10 valores.
No caso do estudantes não conseguir aprovação em avaliação continua, poderá realizar avaliação de recuperação ou avaliação de recurso.
AVALIAÇÃO de RECUPERAÇÃO ou de RECURSO
NF = Exame (50%) + TI (50%)
Onde TI corresponde a um Trabalho Individual.
Presença exigida de 75%.
A avaliação contínua pressupõe assiduidade obrigatória, podendo ter uma percentagem
máxima de faltas de 25%. No caso de excederem este valor, os estudantes ficam impossibilitados de realizar avaliação contínua e de recuperação.
Bucha, A., Pereira, R., Alves, A. Economia, Gestão e Empreendedorismo. Editora RH. ISBN: 9789728871550.
OSTERWALDER, A., PIGNEUR, Y. (2010), “Business Model Generation”, John Wiley & Sons.
OSTERWALDER, A. et al. (2014). “Value Proposition Design”. John Wiley & Sons, Inc., Hoboken, New Jersey.
ISBN 9781118968055.
Esta UC com o código PA16 é de frequência obrigatória aos alunos inscritos no 2º ano do Curso Técnico Superior Profissional em Produção Audiovisual.
A Língua de Ensino é o Português.
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