Difusão Audiovisual

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2022/2023

Código: PA18
Sigla: DA
Secção/Departamento: Artes
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
TSPPA 4
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: João Paulo Rodrigues Pires
Corpo docente: João Pedro de Campos Duarte Antunes

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender os conceitos de difusão audiovisual analógica e digital
Conceber um projeto de streaming multicâmara
Realizar difusão on-line com recurso as técnicas e tecnologias adequadas

Conteúdos programáticos

Legislação
- Enquadramento legal português
Tipologia de difusão
- Conceitos difusão analógica e digital
- Plataformas broadcasting on-line (Webcasting)
Técnicas e tecnologias
- Tecnologias de difusão audiovisual
- Técnicas e tecnologias de edição e streaming multicamara (e.g. Livestream, vMix)
- Edição Audiovisual “real time”


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Como Unidade Curricular incluída no plano de estudos de formação de profissionais na área da produção audiovisual, pretende contribuir para a capacidade de produção de produtos audiovisuais como elementos comunicativos em tempo real, estimular o emergir de valores estéticos visuais e proporcionar a compreensão de alguns dos principais aspetos a considerar na produção de materiais de natureza audiovisuais.
Os conteúdos programáticos encontram-se delineados para a aquisição de competências nas áreas de broadcasting, com preocupações artísticas e estéticas.
A progressão na abordagem dos conteúdos permite aos estudantes compreenderem as tecnologias envolvidas na difusão da imagem fixa, do áudio e da imagem em movimento, para possam conceber e difundir produtos audiovisuais nas mais diversas plataformas síncronas e assíncronas.

Metodologias de ensino

As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida diretamente pelos professores ou com recurso à utilização de materiais variados.
O processo compreenderá:
(a) Leitura, discussão e análise de textos;
(b) Leitura, discussão e análise de imagens fixas;
(c) Leitura, discussão e análise de áudio;
(d) Leitura, discussão e análise de imagem em movimento;
(e) Elaboração de produtos audiovisuais em aula, com emissão on-line;
(f) Apresentação e discussão dos trabalhos;
Espera-se que cada aluno: (a) participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo; (b) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos/materiais de apoio apresentados; (c) execute os trabalhos programados.
Espera-se que os alunos com o estatuto de trabalhador-estudante ou outros estatutos especiais, que não possam estar presentes nas sessões previstas, deem conhecimento deste estatuto aos docentes nos primeiros quinze dias de aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se com esta unidade curricular desenvolver competências com recurso a uma estratégia de simulação de contexto profissional, permitindo uma relação de maior proximidade entre o docente e os estudantes através de exercícios frequentes e direcionados. Paralelamente, a metodologia utilizada centra-se na construção e utilização de produtos audiovisuais pelos estudantes, individualmente e em grupo, como defende Joan Ferrés, no conceito de vídeo pedagógico ativo e não meramente transmissivo.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de:

I) Avaliação Formativa
a. Participação nas componentes teórico-práticas de áudio e imagem em movimento.
b. Discussão dos temas propostos, presencial e on-line.
c. Difusão do produto audiovisual on-line.
II) Avaliação Sumativa
a. Difusão de Produto audiovisual on-line- 50%.
b. Reflexões críticas- 20%.
c. Realização de experiências audiovisuais em aula- 30%

Regime de assiduidade

Avaliação contínua com mínimo de 70% assiduidade às sessões práticas.
Os estudantes com estatuto especial e que não possam frequentar regularmente a uc poderão ser avaliados em regime de avaliação contínua, após negociação com o docente da uc. Desta negociação pode resultar a definição de elementos e momentos de avaliação diferentes dos expostos neste programa.
Os estudantes com estatuto normal que não obtenham aproveitamento na avaliação ou não frequentem a uc, serão avaliados por exame (sobre todos os conteúdos expostos neste programa), a ocorrer em data a definir pela Direção da ESE/IPS.

Observações

Os estudantes com estatuto especial e que não possam frequentar regularmente a uc poderão ser avaliados em regime de avaliação contínua, após negociação com o docente da uc. Desta negociação pode resultar a definição de elementos e momentos de avaliação diferentes dos expostos neste programa.
Os estudantes com estatuto normal que não obtenham aproveitamento na avaliação ou não frequentem a uc, serão avaliados por exame (sobre todos os conteúdos expostos neste programa), a ocorrer em data a definir pela Direção da ESE/IPS.
Exame
O exame terá a duração de duas horas e consiste em:
Componente 1 (40%)- teste escrito sobre os conteúdos abordados em aula e expostos neste programa, com duração de 1 hora.
Componente 2 (60%)- apresentação (20 minutos) e discussão oral (40 minutos) de produto audiovisual no dia do exame. O produto será realizado pelo estudante nas instalações da ESE/IPS, mediante enunciado fornecido pelo docente, em data prévia ao exame. O produto será realizado num período entre 2 a 4 dias consecutivos, com recurso a equipamento fornecido pela ESE/IPS.

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