Estágio

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2022/2023

Código: PA21
Sigla: EST
Secção/Departamento: Artes
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
TSPPA 30
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Pedro Miguel Rebelo Felício
Corpo docente: João Pedro de Campos Duarte Antunes
José Ceia Leitão
Nuno Alexandre Carvalho Ferreira Vieira de Oliveira

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Objetivos de aprendizagem:
Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes exercitem em ambiente real as aprendizagens ministradas em sala de aula.
Sensibilizar os estudantes para a importância das relações laborais, demostrando as suas competências, os conhecimentos e as atitudes.
Os estudantes deverão demonstrar durante o estágio conhecimentos abrangentes e especializados do mercado e dos processos de trabalho na área da produção audiovisual.
- Conhecer a evolução histórica do processo do audiovisual
- Aplicar os conhecimentos adquiridos em aula com adequação ao local de estágio
- Demonstrar capacidade de relação e integração em equipas multidisciplinares
- Demostrar sentido crítico na resolução de problemas de comunicação audiovisual
- Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade


Conteúdos programáticos

Conteúdos programáticos:
Conhecimento sustentado sobre as origens e evolução dos diferentes meios audiovisuais.
Demonstração prática do conhecimento dos diferentes componentes e equipamentos relacionados com o universo audiovisual.
Otimizar e aplicar com segurança os meios audiovisuais na divulgação e difusão online e offline.
Aplica técnicas e tecnologias adequadas nas diferentes produções audiovisuais.
Conhecimentos abrangentes e especializados de metodologia e desenvolvimento de projetos.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC:
Articulação dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular
Para a concretização do primeiro objetivo percorre-se articuladamente a evolução histórica dos processos audiovisuais e dos seus inventores mais significativos.
No segundo objetivo, demonstrar as diferentes funções e articulações dos componentes essenciais dos diferentes suportes audiovisuais.
No terceiro objetivo abordam-se questões que se prendem com a composição das imagens fixas ou em movimento, as correntes estilísticas e as problemáticas que se prendem com a criatividade e originalidade.
No quarto objetivo propõe-se aos estudantes demonstrem claras capacidades de trabalhar em equipa multidisciplinares de forma organizada e com responsabilidade

Metodologias de ensino

Metodologias de ensino:
Esta Unidade Curricular que se desenvolve preferencialmente em locais de trabalho reais, também se podem desenvolver no processo elearning.
Os estudantes devem ser capazes de se integrar com facilidade nas diferentes equipas de trabalho, independentemente dos objetivos e suportes a utilizar.
As atitudes, a criatividade e os conhecimentos exibidos pelos estudantes serão fundamentais para o sucesso do estágio.
As empresas ou instituições apoiadas no Supervisor, desenharão um plano de estágio para cada estudante e acompanharão os estagiários durante todas as fases do processo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos
de aprendizagem da UC:
Articulação das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
É fundamental que cada estudante estude de forma aprofundada os seus conhecimentos sobre o local de estágio selecionado.
A integração do estudante na equipa, o conhecimento dos métodos de trabalho, assim como equipamentos, procedimentos e linguagens instaladas, devem de ser uma preocupação constante.
As atitudes dos estudantes no que concerne á postura, ao saber ser e saber estar, á capacidade de se integrar interdisciplinarmente, associado a atitudes pró ativas e de responsabilidade serão elementos valorativos.
A figura do Supervisor que em conjunto com o orientador desenharão o plano de estágio do estudante fará um acompanhamento muito próximo na integração e desenvolvimento do estagiário.

Metodologia e provas de avaliação

Metodologia e provas de avaliação:
Os elementos em avaliação prendem-se com os objetivos da Unidade Curricular devendo demonstrar as competências que os estudantes adquiriram ou revelaram, durante o estágio, nomeadamente no que se prende com os conhecimentos; Aptidões e atitudes.
Á avaliação que o supervisor fará de cada estagiário (em ficha fornecida) juntar-se-á a avaliação do relatório e da apresentação que o júri designado para o efeito lhe atribuir.

Regime de assiduidade

Regime de assiduidade:
Os estudantes deverão cumprir o número de horas inscritas (670 h) salvo justificação de acordo com a regulamentação.

Bibliografia

Capucha, L. (2008). Project Planning and Evaluation. Practical Guide. Lisbon: Ministry of Education.
Estrela, E., Soares, M. A., Leitão, M. J. (2007). Know how to write a thesis and other texts (5th ed.). Lisbon: Don Quixote.
Serrano, P. (1996). Writing and presentation of scientific papers. Lisbon: Relógio D’Água.
General Rules for Writing Internship Reports at IPS - available at https://www.ips.pt/ips_si/conteudos_service.conteudos_cont?pct_id=7295&pv_cod=51aa6aaaId8a

Observações


Página gerada em: 2024-04-25 às 05:21:38