Artes e Inclusão

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2023/2024

Código: PG_EE08
Sigla: AINC
Secção/Departamento: Artes
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
PG_EE 4
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Carlos Rozendo Barreto Xavier
Corpo docente: Pedro Filipe Morais Duarte Araújo Cunha

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A Unidade Curricular Artes e Inclusão constitui-se como uma área de formação em que, através da criação, produção e apresentação online de um projeto artístico, os e as estudantes podem adquirir um conjunto de instrumentos práticos e teóricos que permitem articular e estabelecer conexões significantes entre as artes e o trabalho educativo, no âmbito das necessidades específicas. Neste contexto, os objetivos de aprendizagem desta unidade são:
A. Vivenciar experiências de criação artística e de performances integradoras de diferentes expressões, desenvolvendo competências no âmbito das necessidades específicas e no da inclusão;
B. Potenciar o desenvolvimento de instrumentos teóricos, técnicos e artísticos possibilitadores de práticas imaginativas e experimentais;
C. Fomentar a utilização de didáticas e estratégias metodológicas de natureza criativa nos processos de educação e formação interpessoal;
D. Compreender o valor das artes e das suas diferentes modalidades, no desenvolvimento de uma educação e de uma identidade harmoniosa, num contexto de necessidades específicas e sempre numa perspetiva inclusiva.
No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno de 4 grandes domínios: (a) enquadramento das artes no contexto da Inclusão; (b) conceção, criação e produção de um projeto artístico multimédia; (c) integração das artes, da criatividade e da pedagogia das diferentes expressões em contextos educativos que saibam respeitar e valorizar a diferença; (d) compreensão das diferentes componentes e modalidades do trabalho criativo no âmbito do trabalho com crianças e jovens como necessidade educativas específicas.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos programáticos da unidade Artes e Inclusão estão organizados em torno das seguintes temáticas:
1. Os processos de criação e experimentação artística ao vivo e online;
2. Didáticas e metodologias nos processos de fruição artística (criação e interpretação);
3. Aprendizagens, imaginação e criatividades;
4. O papel das artes no contexto da Educação Especial.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos expressos no ponto 1 e no ponto 2 articulam-se com os objetivos expressos no ponto A e no ponto B. Os processos de criação e de experimentação assim como as suas didáticas e metodologias são mais facilmente apreendidos se tivermos em conta que os objetivos da nossa intervenção pedagógica procuram proporcionar vivências artísticas e desenvolver competências e instrumentos que permitem o domínio estético das diferentes expressões para uma formação harmoniosa e integral do indivíduo na sua especificidade intrínseca. Os conteúdos expressos no ponto 3 e no ponto 4 articulam-se com os objetivos expressos no ponto C e no ponto D, na medida em que a compreensão do valor educativo e do papel formativo das artes, da imaginação e da criatividade só é possível se os nossos objetivos pedagógicos contemplarem a fomentação de didáticas criativas e experimentais na constante busca de uma adequação aos contextos e às necessidades específicas dos aprendizes.

Metodologias de ensino

Tendo em consideração a situação originada pela COVID 19, as sessões processam-se em torno de três componentes fundamentais. Uma primeira componente desenvolve-se em torno do trabalho prático (online) de criação e produção de um projeto artístico envolvendo diferentes tipos de expressões, processos, técnicas, procedimentos e objetivos comunicacionais. Uma segunda componente envolve a apresentação pública online do projeto. Espera-se que cada estudante participe na criação, na produção e na apresentação do projeto artístico comum, bem como nos trabalhos online propostos e na discussão das questões em análise. Espera-se, concretamente, que o estudante leia, analise e discuta os textos propostos; execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando, com clareza e rigor, os conhecimentos adquiridos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

O trabalho de natureza prática articula-se prioritariamente com os três primeiros conjuntos de objetivos definidos: A, B e C. O trabalho teórico e analítico com os objetivos expressos em D.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação será contínua, incidindo sobre o desempenho nas atividades, nos trabalhos propostos nas aulas e na apresentação pública do projeto artístico. A avaliação contínua tem uma ponderação de 50% e a pontual de 50%. O cálculo da classificação final será elaborado a partir das seguintes ponderações:

Avaliação contínua:
- Assiduidade e participação: 10%
- Desempenho nas atividades e propostas desenvolvidas nas aulas: 20%
- Concepção e desenvolvimento do projeto artístico: 20%

Avaliação pontual:
- Dinâmicas e desempenho inerentes à apresentação pública
do projeto performativo (online): 30%
- Guião (registo escrito final) do projeto performativo: 20%

Bibliografia

CUNHA, P. F. (2013). Música Bem Temperada na escola. Narrativas de Vida na Construção da Profissionalidade de um Educador Musical. Tese de Doutoramento. Universidade do Porto.

POCH BLASCO, S. (1999). Compendio de Musicoterapia Vol.I. Herder. Barcelona.

SACKS, O. (2007). Musicophilia. Tales of music and the brain. London: Picador.

SWANWICK, K. (2008). The ‘good-enough’ music teacher. British Journal of Music Education, 25, pp. 9-22.

VÁSQUEZ, J.B & NIÑO, M. L. (2000). Didáctica de la Música - La expresión en la educación infantil. Ediciones Aljibe, Málaga.

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