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ESE/IPS - sede a distância do II Congresso Internacional das Ciudades Creativas

28 de outubro de 2011 | Sala 15 | 9:30h - 13:30h


A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal é uma sede a distância do II Congresso Internacional das Ciudades Creativas, participando neste evento com a apresentação de três projetos desenvolvidos localmente. Cada um dos projetos apresenta um documentário em formato vídeo que ficará disponível na página internet do congresso.

No dia 28 de outubro de 2011, na Sala 15 da ESE/IPS, das 9:30 às 13:30 será possível assistir a algumas das conferências do congresso. Os participantes neste evento terão um certificado de presença.

Nos restantes dias, os interessados poderão assistir a outros eventos do congresso, a partir da ligação que estará disponível na respetiva página internet.

Mais informações em II Congresso Internacional de Ciudades Criativas.


Projetos da ESE/IPS

Dinamizar as cidades: Trabalho de projeto na formação de animadores socioculturais

Assim, com esta comunicação pretende-se enfatizar o valor do espaço do Trabalho de Projecto feito em parceria com instituições da comunidade como essencial no currículo da formação inicial dos animadores socioculturais. A partir de duas experiências de construção e implementação de projecto realizadas em 2008-09 e em 2009-10 pelo colectivo turma (distinto do espaço individual ou a par do estágio) em dois espaços culturais, respectivamente em Setúbal (Claustros do Instituto Politécnico) e em Palmela (Casa de Expressões Fantasiarte), reflectimos sobre as aprendizagens feitas pelos alunos e sobre o que eles deixaram também como legado da sua acção nos espaços que ajudaram a recriar.

Carla Cibele, Sandra Cordeiro, Ana Rita Loução


Projeto EduScratch - Rumo à sociedade criativa

Da sociedade industrial à sociedade do conhecimento foi um passo. M. Resnick MIT) afirma que só o conhecimento não é suficiente num mundo desafiador em constante, rápida e imprevisível transformação. É urgente dar o passo seguinte em direcção à "Sociedade Criativa". As tecnologias, se usadas de forma adequada (creative computing), podem fazer a diferença na formação dos cidadãos. É assim que nasce o Scratch no MIT (2007). Um ambiente gráfico de programação que permite colocar os alunos no centro da criação de conteúdos abrindo horizontes para além do consumo desenfreado e acrítico) e os pode levar a resolver criativamente problemas de contornos mal definidos competência indispensável para a vida e na atual sociedade).

O Centro de Competência TIC da ESE/IPS, reconhecendo a importância de promover nas escolas a utilização desta ferramenta, está a desenvolver desde 2010/2011 um projeto - EduScratch http://eduscratch.dgidc.min-edu.pt/ - que tem como meta o desenvolvimento de uma comunidade de educadores em torno da utilização do Scratch em contexto escolar. São já muitas e variadas as experiências no terreno em escolas que não receiam dar o passo na mudança das abordagens educativas rumo à sociedade criativa.

Miguel Figueiredo, Teresa Marques


A cidade como Museu sem fronteiras: as mutações da paisagem urbana

Este projecto visa pensar a cidade como um "museu sem fronteiras", mutável e efémero. A cidade é, assim, entendida, como um suporte para um conjunto heterogéneo de manifestações artísticas, nomeadamente os graffiti e a Street Art (também designada como pós-graffiti). O objectivo central deste projecto é envolver os estudantes, na identificação e recolha das imagens e vídeos, e no processo de descoberta e discussão na definição da arte e, de igual modo, sensibiliza-los para a salvaguarda de um património artístico, através do registo vídeo (entrevistas) e da fotografia e da constituição de um banco de dados de imagens on-line, de forma a constituir uma fonte de informação e de partilha crítica.

Margarida Rocha, João Pires, Pedro Felício, Alice Samara

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