Início > Notícias > Docente do IPS integra Comemorações na Presidência da República

Docente do IPS integra Comemorações na Presidência da República

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

A Prof.ª Maria José Freire, da equipa de coordenação da licenciatura de Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), participou, no dia 15 de novembro, nas comemorações do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, promovidas pela Presidência da República.

A cerimónia teve como principal objetivo apresentar as novas funcionalidades do portal da Presidência da República, que passou a ter alguns vídeos com tradução e interpretação em Língua Gestual Portuguesa e legendagem, para que a informação fique também acessível à população surda portuguesa ou com alguma deficiência auditiva.

De salientar, que a ESE/IPS foi a primeira entidade de ensino superior no país a lecionar licenciaturas nesta área, mais precisamente desde 1997.

O dia 15 de novembro foi escolhido para assinalar o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa porque neste dia, em 1995, teve lugar, em Lisboa, uma reunião na Associação Portuguesa de Surdos, onde foi criada a Comissão Para o Reconhecimento e Proteção da Língua Gestual Portuguesa. Esta Comissão, composta por representantes de várias associações da comunidade surda, desenvolveu muitos contactos com entidades oficiais, governamentais e parlamentares, bem como com partidos políticos, tendo acompanhado o debate da 4.ª revisão constitucional, o que permitiu incluir nesta revisão, Lei 1/97 de 20 de setembro, o reconhecimento oficial da Língua Gestual Portuguesa.

Da equipa desta Comissão fizeram também parte a Prof.ª Maria José Freire, como representante da Associação de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e o Prof. José Catarino Soares, na altura coordenador da licenciatura em Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa na ESE/IPS.

Página gerada em: 2024-03-29 às 04:44:28