This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Notícias > A utilização do feedback como instrumento de aprendizagem
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?
Mapa da ESE Setúbal
Mapa interactivo do campus. Clique num determinado edifício.

A utilização do feedback como instrumento de aprendizagem

Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico


Oliveira, C. F. F. (2018). A utilização do feedback como instrumento de aprendizagem. Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.

Relatório da componente de investigação do Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, sob a orientação do Professor Jorge Pinto.

A avaliação na educação tem sofrido várias mudanças ao nível da legislação, e na forma como é utilizada. De uma visão métrica esta tem vindo a ser reconhecida como um instrumento central nas aprendizagens dos alunos. Na avaliação formativa o professor e o aluno têm papéis fundamentais. O professor deve utilizar instrumentos diferenciados para cada aluno, consoante as suas caraterísticas e necessidades, como por exemplo o feedback. Neste trabalho pretendo aprofundar a utilização do feedback escrito e perceber se este contribuiu efetivamente para melhorar as produções escritas de todos os alunos. Assim pretendo encontrar respostas para a seguinte questão: • Será que o feedback escrito ajuda a melhorar a produção escrita de todos os alunos? Assim a minha investigação é um estudo de natureza qualitativa, seguindo uma abordagem próxima da investigação-ação. A recolha de dados foi feita através de observações, da análise documental (produções escritas dos alunos) e entrevistas. Na análise dos dados em profundidade, foram estudados três alunos de uma turma, do 4º ano, do 1º ciclo. Após a análise dos dados recolhidos, é possível concluir que o feedback, influenciou positivamente as produções escritas dos alunos.

Texto integral no RCIPS - http://hdl.handle.net/10400.26/25525



Opções
Últimas Notícias
IV Ciclo de Aulas Abertas "Fala-me de Cultura"
Conferência "Discursos e Práticas no Campo Educativo - Uma Pedagogia contra o Outro?" - SPCE e ESE/IPS
Aula Aberta "Igualdade de oportunidades de género: crianças, educadores/as e famílias. O caminho é difícil, mas podemos lá chegar..."
Pré-Requisitos 2019/2020
14º Encontro com Professores Escritores
Página gerada em: 2019-03-20 às 19:45:45