This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Notícias > Conjugação dos tempos de vida
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Conjugação dos tempos de vida

Idade, trabalho e emprego


Tomás, L. M. V. (2012). Conjugação dos tempos de vida: idade, trabalho e emprego. Lisboa: Mundos Sociais.
"A idade é uma convenção referencial para a leitura e interpretação tanto do percurso vital como do tempo individual. O uso do tempo perspectivado no ciclo de vida faz aparecer temporalidades, muitas vezes balizadas por marcos singulares de que a entrada e a saída do activo constituem exemplos acabados, mas também são o sinete laboral da nova arquitectura do tempo de vida.

O envelhecimento é um processo inevitável, mas as formas de envelhecer não o são. A relação entre idade e actividade carrega as marcas profundas de uma sociedade que utiliza o trabalho para marcar temporalidades e a idade para marcar o trabalho ou, em particular, o acesso ao emprego regulado de que a dinâmica da população activa constitui indicador fiável.

Porém, numa altura de desregulação, em que o valor do trabalho passado decai e o valor do trabalho futuro se torna muito incerto, a fase de actividade deverá ser redesenhada. Que contornos terá? O presente livro pretende ser um contributo analítico num debate que se manisfesta inquietude, mas cada vez mais actual e necessário."


Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 02:39:30