Início > Notícias > Incursões na sociedade educativa

Incursões na sociedade educativa

Editora Mundos Sociais

Seabra, T., & Abrantes, P. (Orgs.). (2016). Incursões na sociedade educativa. Lisboa: Mundos Sociais.

"Esta obra corresponde à adaptação de algumas dissertações e trabalhos de projeto desenvolvidos entre 2010 e 2013, no âmbito do curso de mestrado em Educação e Sociedade, oferecido pelo Departamento de Sociologia da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL, desde o ano 2001 e atualmente na 11.ª edição. No seu conjunto, o livro atravessa diversas instituições, diferentes contextos educativos, os mais diversificados processos de aprendizagem, múltiplos protagonistas, e contempla duas realidades nacionais: além da portuguesa, podemos viajar até à Guiné-Bissau, pela mão de dois estudantes que aí nasceram e trabalham. Através da incursão em territórios de investigação, alguns deles ainda pouco conhecidos e analisados, mas com grande expressão e relevância nos dias de hoje, estes projetos permitem ao leitor aprofundar a sua reflexão sobre as profundas e variadas imbricações entre as sociedades em que vivemos e os seus processos educativos, incluindo aqui as suas variantes formais, não formais e informais. É, sobretudo, nas relações entre elas e na sua capacidade transformadora que vai emergindo uma nova configuração social que aqui designamos "sociedade educativa".