This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Notícias > Didática das ciências para o ensino básico
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Didática das ciências para o ensino básico

Guia de apoio ao estudo autónomo no ensino universitário


Vieira, R. M. (2018). Didática das ciências para o ensino básico: guia de apoio ao estudo autónomo no ensino universitário. (1ª Ed.). Faro Sílabas & Desafios.

"Estudos e diferentes iniciativas e medidas políticas têm contribuído para a tomada de consciência da importância da educação em Ciências desde os primeiros anos de escolaridade. No âmbito das mudanças e reformas curriculares de vários países ocidentais, esta tem sido das finalidades mais referidas. As realidades social e educacional contemporâneas levaram muitos investigadores e educadores em Ciência a repensar a educação em Ciências e a dar ênfase a uma cultura para a Ciência assente na literacia científica para um público informado.

De facto, tem sido defendida uma educação em Ciências numa perspetiva de literacia científica, por oposição a uma lógica de mera instrução, que promova o desenvolvimento pessoal dos alunos e lhes permita pensar por si próprios, enfrentar a vida e alcançar uma participação esclarecida e racional numa sociedade democrática. As considerações e reflexões que aqui se incluem dizem respeito ao percurso de formação, investigação e inovação na Didática das Ciências.

A perspetiva didática que se assume situa-se no âmbito do socio construtivismo, em que as metodologias de trabalho cooperativo entre pares e entre mestrandos/as e docente assumiram um lugar de destaque.

Este livro é destinado a futuros professores e a metodologia abordada permite a compreensão mais aprofundada das implicações de diferentes opções didáticas, procurando que todas as semanas e a propósito de cada um dos conteúdos abordados sejam sempre realizadas diferentes tarefas com o propósito de criar oportunidade para a apropriação de aprendizagens realizadas e sua mobilização para situações e contextos de prática enquanto (futuros) professores de Ciências."



Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 02:16:08