Início > Notícias > Escola Superior de Educação de Setúbal - Apoia alunos à entrada no mercado de trabalho

Apoia alunos à entrada no mercado de trabalho

Refª.: 03/2008
26 de Fevereiro de 2008

Atenta às dificuldades inerentes à entrada no mercado de trabalho, a Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) tem vindo a apoiar a inserção dos seus alunos no mercado de trabalho através de várias iniciativas. Destacam-se a UNIVA, a introdução do Empreendedorismo nos planos de estudos e a aposta nos Estágios.

Esta estratégia reflecte-se na ausência da ESE nos resultados do relatório referente a 2007 ‘A procura de emprego dos Diplomados com habilitação superior' divulgado a 22 de Fevereiro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES). Este relatório dá conta, pela primeira vez, dos cursos superiores com maior percentagem de diplomados no desemprego, dos quais a ESE se destaca pela ausência.

A UNIVA / ESE em funções desde 01 de Dezembro de 2005 é uma Unidade de Inserção na Vida Activa tendo como entidade promotora a ESE em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Presta apoio na área de inserção e reinserção profissional, em cooperação com o Centro de Emprego de Setúbal, em particular junto da comunidade escolar e da região de Setúbal. Está também disponível em htm//www.ese.ips.pt

Colabora ainda com a ESE no desenvolvimento de actividades relativas aos Estágios dos alunos desta Escola. A implementação do Processo Bolonha não impediu a ESE de continuar a oferecer aos seus alunos vários períodos de estágio curricular, práticas pedagógicas e contextos profissionais que totalizam mais de 250h e facilitam os seus primeiros contactos com a vida das organizações.

Em 2007 a UNIVA colaborou na angariação de estágios curriculares para os cursos de Comunicação Social e Animação e Intervenção Sociocultural tendo, no global, colocado 152 alunos em estágio, inseridos em 82 entidades.

A ESE aposta ainda na integração da Unidade Curricular ‘Economia, Gestão e Empreendedorismo' em todos os planos de estudos dos cursos que oferece aos seus alunos. A funcionar pela 1ª vez no presente ano lectivo 2007.08, destina-se a imprimir maior iniciativa individual à criação e promoção do próprio emprego.

Recorde-se que a ESE de Setúbal reestruturou toda a sua oferta formativa de acordo com o Processo de Bolonha, oferecendo cursos de 1º ciclo nas áreas da Animação e Intervenção Sociocultural, Comunicação Social, Desporto, Educação Básica, Promoção Artística e Património, Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Acresce ainda a oferta do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica já aprovado pela Direcção Geral do Ensino Superior.

Página gerada em: 2024-03-28 às 23:25:07