Início > Notícias > Escola Superior de Educação de Setúbal comemora Abril

Vida e obra de Adriano Correia de Oliveira em Exposição

Refª.: 10/2008
16 de Abril de 2008

De 14 de Abril a 02 de Maio a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) apresenta ao público a exposição 'Adriano Correia de Oliveira, uma importante voz de Abril' em colaboração com a URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses.

A exposição integra as comemorações do Dia da Liberdade a 25 de Abril e divulga a voz e a personalidade do cantautor Adriano Correia de Oliveira, falecido prematuramente aos 40 anos. Adriano Correia de Oliveira cantou vários poemas de Manuel Alegre, chegando a receber o prémio Pozal Domingues, para além de ter sido eleito como "Artista do Ano" pela revista inglesa 'Music Week'. Lançou vários álbuns com canções emblemáticas como 'Trova do vento que passa' que se tornou um ícone do movimento estudantil da época fazendo frente ao regime político de então.

Constituída por painéis que ilustram a vida e obra de Adriano, a exposição é complementada com uma apresentação em DVD que reune testemunhos actuais e imagens da época retratando-o desde o seu nascimento em Avintes na década de 40, passando pelo seu percurso estudantil em Coimbra, pelo trabalho desenvolvido na editora Orfeu e fundação da Cooperativa Cantabril.

Esta exposição foi cedida pela URAP. Criada por resistentes antifascistas em 1976, no seguimento da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos, que no regime salazarista se destacou na acção de apoio aos presos políticos e suas famílias, a URAP desenvolve a sua acção em defesa da democracia, da paz e contra o branqueamento do fascismo.

A entrada na exposição é livre podendo ser visitada nos dias úteis das 8.30h às 19.30h.

Página gerada em: 2024-03-29 às 07:50:16