Início > Notícias > Diplomado da ESE/IPS é o novo treinador principal de natação em Azeitão

Diplomado da ESE/IPS é o novo treinador principal de natação em Azeitão

Tiago Venâncio é um dos nadadores portugueses com maior êxito internacional

Tiago Venâncio, diplomado do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), acaba de assumir funções como treinador principal de natação desportiva da Piscina Municipal de Azeitão. O atleta olímpico, que se licenciou em Desporto na Escola Superior de Educação (ESE/IPS), e que recentemente desempenhou, a convite da Câmara Municipal de Setúbal, a função de Embaixador para a Natação do programa Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, foi apresentado no passado dia 1 de setembro, numa cerimónia pública de início de época desportiva, à qual compareceram atletas, encarregados de educação, treinadores e técnicos municipais.

Treinador de natação desde 2009, com passagem por diversos clubes em Portugal, Espanha e Dubai, Tiago Venâncio lidera agora a nova equipa de três treinadores em diversos escalões, contratada no âmbito da remodelação da estrutura técnica da natação desportiva gerida pela associação ONDA, por protocolo com a Câmara Municipal de Setúbal.

Natural de Setúbal, aos 30 anos Tiago Venâncio é dono de um percurso notável enquanto atleta e, por isso, como ficou demonstrado, tem a confiança do município de Setúbal local no sentido de contribuir para o incremento da qualidade dos resultados da modalidade de natação no concelho.

Conta-se no seu currículo a presença consecutiva em três Jogos Olímpicos, sendo que, em Atenas (2004), foi o nadador português mais jovem de sempre a atingir este patamar desportivo. Foi também vice-campeão e recordista europeu, recordista ibérico e atleta internacional português 75 vezes, sendo igualmente detentor de 95 recordes nacionais. É, por isso, considerado um dos nadadores portugueses com maior êxito internacional e é atualmente membro do Conselho Diretivo da Academia Olímpica de Portugal.

Recordamos aqui uma entrevista ao diplomado, em 2016, a propósito do título de Embaixador para a Natação no âmbito do programa Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.

Créditos das imagens em anexo: Câmara Municipal de Setúbal

Página gerada em: 2024-04-16 às 22:43:58