CONFERÊNCIAS (CONF) |
CONF 1 |
Design research as a research method in education |
Koeno Gravemeijer, University of Technology, Eindhoven, Holland |
CONF 2 |
Acerca da qualidade das investigações qualitativas: Método, recolha e transformação de dados no âmbito do Projeto AVENA |
Domingos Fernandes, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
|
|
|
Título, autores e instituições |
C1 |
Aprender e ensinar o envelhecer na formação inicial em enfermagem |
Andreia Cerqueira & Lucília Nunes, Escola Superior de Saúde - IP Setúbal |
C2 |
Projeto "Amanhã é tarde": Histórias de vida da demoCracia |
Joana Peixoto & Raquel Pinheiro (AIS), Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
C3 |
Animações e mediações socioculturais: complementaridades teórico-práticas |
Alix Sarrouy, Universidade do Minho |
C4 |
Composição de Bandas Sonoras para filmes de animação: aprendizagens musicais e sociais em jovens do 2º ciclo |
Luis Vitorino (MMUS), Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
C5 |
Interpretação e gravação musical em estúdio: aprendizagens e perceções em crianças do 1º ciclo |
Ricardo Verdelho (MMUS), Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
C6 |
Investigar as práticas em contexto nas artes e na educação para a criatividade: problemáticas, perspetivas e desafios |
António Vasconcelos, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
C7 |
Um estudo sobre práticas reguladoras no ensino da matemática com recurso à tecnologia no 2º ciclo |
Elvira Santos, Escola Superior de Educação - IP Setúbal & Leonor Santos, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa |
C8 |
As Tecnologias de informação e Comunicação na aula de Matemática: práticas de três professores |
João Torres (CCTIC-ESE/IPS), Joana Brocardo Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
C9 |
Metodologia para avaliação de soluções crossmedia geradoras de ambientes personalizados de aprendizagem informal a partir de vídeo |
Alcina Prata, Escola Superior de Ciências Empresariais - IP Setúbal |
C10 |
Entre o gostar e o aprender: utilização do portefólio no 1º Ciclo |
Marta Vieira (MPE1C) & Jorge Pinto, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
C11 |
A utilização do friso cronológico na aula de História e Geografia de Portugal |
Andreia Sofia João (MP12C) & Ana Pessoa, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
C12 |
Evolução de estratégias de cálculo mental: um estudo no 3º ano de escolaridade |
Raquel Teixeira (MP12C) & Margarida Rodrigues, Escola Superior de Educação - IP Lisboa |
C13 |
As conceções da leitura e da escrita |
Ana Marta Cardoso & Ângela Balça (MPE), Universidade de Évora |
C14 |
Relação com as Famílias: Qual o papel da educadora de infância no processo de relação com as famílias? |
Patricia Quintas (MPE) & Ângela Lemos, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
C15 |
A participação das crianças em contexto de educação pré-escolar: as crianças como atores no processo de aprendizagem |
Ana Nogueira Pinto (MPE) & Dalila Pinto, Escola Superior de Educação - IP Lisboa |
C16 |
A influência do exercício físico na evolução do cancro da mama e no desenvolvimento da caquexia em modelo animal |
Ana Cristina Figueira, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
C17 |
A influência da idade e do género no desempenho em atletas masters em natação |
Pedro Paulino, Nuno António, Marcos Reis, Tânia Henriques (DESP), Ana Pereira1, Mário Espada & Teresa Figueiredo, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
C18 |
Surdez associada à idade: resultados preliminares do distrito de setúbal |
Joana Chora, Tiago Matos, Graça Fialho (Grupo de Surdez BioFIG), Patrícia Arguello & Helena Caria, Escola Superior de Saúde - IP Setúbal |
C19 |
O desenvolvimento do raciocínio matemático na Educação Pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico |
Vera Sezões (MPE1C) & Ana Paula Canavarro, Universidade de Évora |
C20 |
Formação contínua de professores e construção de saberes pedagógicos em contexto: o projeto 10x10 da FCG |
Elisabete Gomes, Teresa Gonçalves & Ana Luísa Pires, UIED e Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
C21 |
O processo de integração/inclusão de um novo membro na equipa pedagógica em contextos de educação de infância |
Catarina Janeiro (MPE), Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
C22 |
Quando a marca procura o consumidor: um estudo sobre personalização de produtos |
Gonçalo Mendes, Marta Lourenço, Patrícia Silva, Sara Chaves & Sónia Santo (CS), Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
C23 |
O teatro e a comunidade - de um estudo de caso a um museu inclusivo |
Cacilda Costa & Miguel Falcão (Mestrado em Educação Artística), Escola Superior de Educação - IP Lisboa |
C24 |
O trabalho dos alunos na resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2º ciclo |
Joana Galrinho (MP12C) & Neusa Branco, Escola Superior de Educação - IP Santarém |
C25 |
Práticas de preparação de tarefas matemáticas: uma reflexão no contexto da formação inicial de professores do 1º ciclo |
Brígida Sineiro, Carina Guerreiro, Carina Oliveira, Isabel Cascão, Laureana Nunes, Nádia Ferreira, Sandy Lameiras, Sara Sabina, Susana Fernandes, Telma Pereira (MP12C) & Joana Brocardo, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
C26 |
Fundamentos e aplicação do método Delphi |
Fernanda Andrade, Escola Superior de Ciências Empresariais - IP Setúbal |
C27 |
Investigação qualitativa e quantitativa na governação das instituições de ensino superior públicas em Portugal |
Rodrigo Lourenço, Escola Superior de Tecnologia - IP Setúbal |
C28 |
A Revisão Cooperada e o Desenvolvimento da Escrita |
Inês Martelo Ribeiro (MPE1C) & Fernanda Botelho, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
C29 |
Relação imagem e texto: um estudo no 1º ciclo do ensino básico |
Marta Alcobia, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
C30 |
Conceções e práticas sobre a realização dos trabalhos para casa |
Conceição Figueira & António Dantas, Escola Superior de Educação - IP Lisboa |
C31 |
Desocultar a Matemática à nossa volta |
Joana Cambeiro (MPE1C) & Ana Paula Canavarro, Universidade de Évora |
|
|
POSTERS (P) |
Título, autores e instituições |
P1 |
A análise de sequências pictóricas por alunos do 4º ano |
Filipa Correia, Susana Colaço (MPE1C) & Neusa Branco, Escola Superior de Educação - IP Santarém |
P2 |
Potencialidades e constrangimentos do Scratch para a aprendizagem da Matemática no 4º ano de escolaridade |
Tânia Correia (MPE1C) & Ana Boavida, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
P3 |
Trabalho autónomo e diferenciação: Potencialidades e problemas |
Margarida Correia (MPE1C) & Jorge Pinto, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
P4 |
A orquestração de discussões colectivas na aula de Matemática do 1º ciclo do ensino básico |
Sara Rafael (MPE1C) & Fátima Mendes, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
P5 |
Analisar entrevistas clínicas: Aprendizagens no âmbito da formação de professores |
Brígida Sineiro, Carina Guerreiro, Carina Oliveira, Isabel Cascão, Laureana Nunes, Nádia Ferreira, Sandy Lameiras, Sara Sabina, Susana Fernandes, Telma Pereira (MP12C) & Joana Brocardo, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
P6 |
A interpretação de enunciados matemáticos e a resolução de problemas |
Mónica Mesquita (MPE1C), Elvira Santos e Paulo Feytor Pinto, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
P7 |
A importância do home-advantage na champions league nas épocas desportivas de 2011/2012 e 2012/2013 |
David Gião, Mário Pereira, Tiago Fernandes (DESP), Ana Pereira, Mário Espada & Teresa Figueiredo, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
P8 |
Estudo comparativo da aptidão física entre jogadores masculinos juvenis de futsal e de basquetebol |
João Penilo, Patrícia Pereira, David Pires, Miguel Rodrigues (DESP), Ana Pereira, Mário Espada & Teresa Figueiredo, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
P9 |
A oferta privada de programas e serviços de atividades físicas e desportivas no concelho de Setúbal |
João Neves, João Lourenço, Sónia Rodrigues (DESP), Luís Liberato, António Mendes Lopes, Ana Pereira, Mário Espada & Teresa Figueiredo, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
P10 |
Satisfação dos clientes em relação aos serviços prestados pelos ginásios e health clubs de Setúbal |
Carlos Belo, André Alcântara, André Bem, Fernando Soares (DESP), Ana Pereira, Mário Espada, Paulo Nunes & Teresa Figueiredo, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |