CONFERÊNCIAS (CONF) |
| CONF 1 |
Design research as a research method in education |
| Koeno Gravemeijer, University of Technology, Eindhoven, Holland |
| CONF 2 |
Acerca da qualidade das investigações qualitativas: Método, recolha e transformação de dados no âmbito do Projeto AVENA |
| Domingos Fernandes, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
|
|
|
| Título, autores e instituições |
| C1 |
Aprender e ensinar o envelhecer na formação inicial em enfermagem |
| Andreia Cerqueira & Lucília Nunes, Escola Superior de Saúde - IP Setúbal |
| C2 |
Projeto "Amanhã é tarde": Histórias de vida da demoCracia |
| Joana Peixoto & Raquel Pinheiro (AIS), Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
| C3 |
Animações e mediações socioculturais: complementaridades teórico-práticas |
| Alix Sarrouy, Universidade do Minho |
| C4 |
Composição de Bandas Sonoras para filmes de animação: aprendizagens musicais e sociais em jovens do 2º ciclo |
| Luis Vitorino (MMUS), Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
| C5 |
Interpretação e gravação musical em estúdio: aprendizagens e perceções em crianças do 1º ciclo |
| Ricardo Verdelho (MMUS), Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
| C6 |
Investigar as práticas em contexto nas artes e na educação para a criatividade: problemáticas, perspetivas e desafios |
| António Vasconcelos, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
| C7 |
Um estudo sobre práticas reguladoras no ensino da matemática com recurso à tecnologia no 2º ciclo |
| Elvira Santos, Escola Superior de Educação - IP Setúbal & Leonor Santos, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa |
| C8 |
As Tecnologias de informação e Comunicação na aula de Matemática: práticas de três professores |
| João Torres (CCTIC-ESE/IPS), Joana Brocardo Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
| C9 |
Metodologia para avaliação de soluções crossmedia geradoras de ambientes personalizados de aprendizagem informal a partir de vídeo |
| Alcina Prata, Escola Superior de Ciências Empresariais - IP Setúbal |
| C10 |
Entre o gostar e o aprender: utilização do portefólio no 1º Ciclo |
| Marta Vieira (MPE1C) & Jorge Pinto, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
| C11 |
A utilização do friso cronológico na aula de História e Geografia de Portugal |
| Andreia Sofia João (MP12C) & Ana Pessoa, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
| C12 |
Evolução de estratégias de cálculo mental: um estudo no 3º ano de escolaridade |
| Raquel Teixeira (MP12C) & Margarida Rodrigues, Escola Superior de Educação - IP Lisboa |
| C13 |
As conceções da leitura e da escrita |
| Ana Marta Cardoso & Ângela Balça (MPE), Universidade de Évora |
| C14 |
Relação com as Famílias: Qual o papel da educadora de infância no processo de relação com as famílias? |
| Patricia Quintas (MPE) & Ângela Lemos, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
| C15 |
A participação das crianças em contexto de educação pré-escolar: as crianças como atores no processo de aprendizagem |
| Ana Nogueira Pinto (MPE) & Dalila Pinto, Escola Superior de Educação - IP Lisboa |
| C16 |
A influência do exercício físico na evolução do cancro da mama e no desenvolvimento da caquexia em modelo animal |
| Ana Cristina Figueira, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
| C17 |
A influência da idade e do género no desempenho em atletas masters em natação |
| Pedro Paulino, Nuno António, Marcos Reis, Tânia Henriques (DESP), Ana Pereira1, Mário Espada & Teresa Figueiredo, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
| C18 |
Surdez associada à idade: resultados preliminares do distrito de setúbal |
| Joana Chora, Tiago Matos, Graça Fialho (Grupo de Surdez BioFIG), Patrícia Arguello & Helena Caria, Escola Superior de Saúde - IP Setúbal |
| C19 |
O desenvolvimento do raciocínio matemático na Educação Pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico |
| Vera Sezões (MPE1C) & Ana Paula Canavarro, Universidade de Évora |
| C20 |
Formação contínua de professores e construção de saberes pedagógicos em contexto: o projeto 10x10 da FCG |
| Elisabete Gomes, Teresa Gonçalves & Ana Luísa Pires, UIED e Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
| C21 |
O processo de integração/inclusão de um novo membro na equipa pedagógica em contextos de educação de infância |
| Catarina Janeiro (MPE), Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
| C22 |
Quando a marca procura o consumidor: um estudo sobre personalização de produtos |
| Gonçalo Mendes, Marta Lourenço, Patrícia Silva, Sara Chaves & Sónia Santo (CS), Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
| C23 |
O teatro e a comunidade - de um estudo de caso a um museu inclusivo |
| Cacilda Costa & Miguel Falcão (Mestrado em Educação Artística), Escola Superior de Educação - IP Lisboa |
| C24 |
O trabalho dos alunos na resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2º ciclo |
| Joana Galrinho (MP12C) & Neusa Branco, Escola Superior de Educação - IP Santarém |
| C25 |
Práticas de preparação de tarefas matemáticas: uma reflexão no contexto da formação inicial de professores do 1º ciclo |
| Brígida Sineiro, Carina Guerreiro, Carina Oliveira, Isabel Cascão, Laureana Nunes, Nádia Ferreira, Sandy Lameiras, Sara Sabina, Susana Fernandes, Telma Pereira (MP12C) & Joana Brocardo, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
| C26 |
Fundamentos e aplicação do método Delphi |
| Fernanda Andrade, Escola Superior de Ciências Empresariais - IP Setúbal |
| C27 |
Investigação qualitativa e quantitativa na governação das instituições de ensino superior públicas em Portugal |
| Rodrigo Lourenço, Escola Superior de Tecnologia - IP Setúbal |
| C28 |
A Revisão Cooperada e o Desenvolvimento da Escrita |
| Inês Martelo Ribeiro (MPE1C) & Fernanda Botelho, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
| C29 |
Relação imagem e texto: um estudo no 1º ciclo do ensino básico |
| Marta Alcobia, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
| C30 |
Conceções e práticas sobre a realização dos trabalhos para casa |
| Conceição Figueira & António Dantas, Escola Superior de Educação - IP Lisboa |
| C31 |
Desocultar a Matemática à nossa volta |
| Joana Cambeiro (MPE1C) & Ana Paula Canavarro, Universidade de Évora |
|
|
POSTERS (P) |
| Título, autores e instituições |
| P1 |
A análise de sequências pictóricas por alunos do 4º ano |
| Filipa Correia, Susana Colaço (MPE1C) & Neusa Branco, Escola Superior de Educação - IP Santarém |
| P2 |
Potencialidades e constrangimentos do Scratch para a aprendizagem da Matemática no 4º ano de escolaridade |
| Tânia Correia (MPE1C) & Ana Boavida, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
| P3 |
Trabalho autónomo e diferenciação: Potencialidades e problemas |
| Margarida Correia (MPE1C) & Jorge Pinto, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
| P4 |
A orquestração de discussões colectivas na aula de Matemática do 1º ciclo do ensino básico |
| Sara Rafael (MPE1C) & Fátima Mendes, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
| P5 |
Analisar entrevistas clínicas: Aprendizagens no âmbito da formação de professores |
| Brígida Sineiro, Carina Guerreiro, Carina Oliveira, Isabel Cascão, Laureana Nunes, Nádia Ferreira, Sandy Lameiras, Sara Sabina, Susana Fernandes, Telma Pereira (MP12C) & Joana Brocardo, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
| P6 |
A interpretação de enunciados matemáticos e a resolução de problemas |
| Mónica Mesquita (MPE1C), Elvira Santos e Paulo Feytor Pinto, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
| P7 |
A importância do home-advantage na champions league nas épocas desportivas de 2011/2012 e 2012/2013 |
| David Gião, Mário Pereira, Tiago Fernandes (DESP), Ana Pereira, Mário Espada & Teresa Figueiredo, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
| P8 |
Estudo comparativo da aptidão física entre jogadores masculinos juvenis de futsal e de basquetebol |
| João Penilo, Patrícia Pereira, David Pires, Miguel Rodrigues (DESP), Ana Pereira, Mário Espada & Teresa Figueiredo, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
| P9 |
A oferta privada de programas e serviços de atividades físicas e desportivas no concelho de Setúbal |
| João Neves, João Lourenço, Sónia Rodrigues (DESP), Luís Liberato, António Mendes Lopes, Ana Pereira, Mário Espada & Teresa Figueiredo, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |
| P10 |
Satisfação dos clientes em relação aos serviços prestados pelos ginásios e health clubs de Setúbal |
| Carlos Belo, André Alcântara, André Bem, Fernando Soares (DESP), Ana Pereira, Mário Espada, Paulo Nunes & Teresa Figueiredo, Escola Superior de Educação - IP Setúbal |