Objetivos
- Identificar os conhecimentos conceptuais dos alunos que estão em jogo nos diferentes níveis de compreensão das operações/relações numéricas;
- Analisar se, e como, estes conhecimentos lhes permitem usar flexivelmente o cálculo mental;
- Estudar as implicações para a construção e exploração de tarefas, a formação de professores e a avaliação diagnóstico do desenvolvimento do cálculo mental.
Este projeto integra docentes das Escolas Superiores de Educação dos Institutos Politécnicos de Setúbal, Lisboa e Portalegre.
Numa primeira fase do projeto procurámos aprofundar o entendimento de cálculo mental flexível, articulando uma reflexão sobre a literatura de referência com a conceção de tarefas numéricas.
Duração
Janeiro de 2013 a Janeiro de 2016
Equipa do Projeto
Joana Brocardo (Coordenadora, ESE/IPS)
Ana Maria Boavida (ESE/IPS)
Catarina Delgado (ESE/IPS)
Fátima Mendes (ESE/IPS)
Graça Cebola (ESE/IPP)
Jean Marie Kraemer (CITO, NL)
José Duarte (ESE/IPS)
Lurdes Serrazina (ESE/IPL)
Margarida Rodrigues (ESE/IPL)
Produtos
Brocardo, J., Mendes, F. & Delgado, C. (2013). Flexible calculation: Key ideas from students’ solutions. In Lindmeier, A. M. & Heinze, A. (Eds.). Proceedings of the 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Vol. 5. Kiel,
Germany: PME.
Brocardo, J. (2013). Cálculo mental flexível: Desafios e complexidades (PowerPoint da conferência plenária apresentada no Encontro nacional A Matemática nos primeiros anos, organizado pela APM).
Brocardo, J., Mendes, F. & Delgado, C. (2013). Entrevistas clínicas para estudar a flexibilidade no cálculo numérico. (resumo da comunicação apresentada no II Seminário de Investigação Entre a Teoria e os Dados, realizado na ESE/IPS)