O Sistema Integrado de Gestão e Garantia da 
Qualidade (SIGGQ) visa contribuir para a melhoria da 
qualidade dos serviços prestados pelo IPS, em particular no que se 
refere à oferta formativa e às atividades de investigação, 
desenvolvimento e transferência de conhecimento e tecnologia.
Considerando o definido na Política e no Manual da Qualidade, o SIGGQ segue 
uma abordagem por processos e inclui 
uma estrutura ajustada ao contexto 
organizacional, que identifica as responsabilidades dos órgãos e 
serviços, bem como o envolvimento e as responsabilidades dos/as 
estudantes e demais partes interessadas nos processos de garantia 
da qualidade.
Esta estrutura compreende uma Unidade de Coordenação, que articula a 
monitorização e a avaliação global do sistema com a Unidade de Melhoria Contínua do 
SIGGQ. O sistema inclui igualmente 6 unidades de 
melhoria contínua locais (nas 5 Escolas e nos Serviços de Ação 
Social), existindo igualmente Unidades de Gestão Científica e 
Pedagógica dos Ciclos de Estudos (Comissões de Acompanhamento 
e Avaliação), em cada uma das Escolas.