|
|
Lifelong Education
Scholar Year: 2010/2011 - 1S
| Code: |
AIS20002 |
|
Acronym: |
PELV |
| Scientific Fields: |
Pedagogia |
Instance: 2010/2011 - 1S
Courses
| Acronym |
N. of students |
Study Plan |
Curricular year |
ECTS |
Contact hours |
Total Time |
| ANIM |
37 |
Study Plan |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Teaching - Responsibilities| Teacher | Responsability |
|---|
| Maria Isabel de Chagas Henriques de Jesus | Head |
|
Teaching language
Portuguese/English
Aims
Contents
Bibliography
Bibliografia recomendada:
Barbier, J. (1985). L´ évaluation en formation. Paris: Puf
Barreto, A. (Dir.) (1996). A Situação Social em Portugal, 1960-1995. Lisboa: Instituto Ciências Sociais.
Cardim, José (1999) O Sistema de Formação Profissional em Portugal, Cedefop
Colom, A. (1987) Pedagogia Social e intervención socioeducativa. In: A. COLOM,. (ccord). Modelos de intervención socioeducativa. Madrid. Narcea
Comissão Europeia (1995) Livro branco sobre a Educação e a Formação: Ensinar e Aprender, rumo à Sociedade Cognitiva, Bruxelas, Pub. CE
Comissão Europeia (2000) Memorando para a Aprendizagem ao Longo da Vida. Bruxelas, Pub. CE
F.C.G. (2002) Cruzamento de Saberes e Aprendizagens Sustentáveis, Textos da Conferência Internacional, Lisboa Ed. Fundação Calouste Gulbenkian
Coimbra, J; Gonçalves, C. e Crespo, C (2001). A formação no mundo global: um dispositivo na promoção de competências transversais. Disponível em http://www.psicologia .com.pt/artigos. (Acesso: 22 de Agosto de 2005).
Cruz, Jorge Valadas (1998) Formação Profissional em Portugal. Do levantamento de Necessidades à avaliação. APAF, Lisboa
Figari, Gerard (1996) Avaliar: Que referencial? Col. Ciências da Educação, Porto Editora, Porto
D’Hainaut, L. e Vasamillet, C. (1996), A formação integrada centrada no formando e organizada de forma sistémica. Col. Módulos de Concepção da Formação, Módulo 1, Centro Internacional da Formação OIT – Turim, Ed. IEFP, Lisboa
D’Hainaut, L. e Vasamillet, C. (1996), Introdução à Avaliação – A problemática. Col. Módulos de Concepção da Formação, Módulo 50, Centro Interaacional da Formação OIT – Turim, Ed. IEFP, Lisboa
Estrela, A. e Nóvoa, A. (1993). (Orgs.), Avaliações em educação: Novas perspectivas. Porto: Porto Editora.
Fermoso, P.(1994). Pedagogia social. Fundamentación científica. Barcelona: Herder.
Franco, L. F. e Fernández, J. M., (1991). La Marginación: Realidad y Perspectivas. Madrid: CCS
Hadji, C. (1989). Évaluation, règles du jeu. Paris: ESF.
Pérez Serrano, G. (2003): Pedagogía Social- Educación Social. Construcción científica e intervención práctica. Madrid: Narcea.
Perretti, A. (1991) Organiser dés formations. Paris ; Hachette
Pinto, J.(1990) Psicologia da aprendizagem, hoje. Formar, l, 6-15
Pinto, J. (1992) A avaliação como um instrumento de gestão do provável. Formar, 5, 4-13
Pinto, J. (1990) O Trabalho de Grupo. Setúbal: ESE de Setúbal e Projecto Petra
Pinto, J. (1999) Psicologia da aprendizagem, concepções, teorias e processos. Lisboa: I.E.F.P., Colecção aprender. (3º edição)
Pires, Ana Luisa (2007) Repensar a Educação/formação de adultos. Um novo paradigma educativo, in Revista Formar nº 58, Jan/Mar. 2007, IEFP, Lisboa
Pires, Ana Luísa (2005) Educação e Formação ao Longo da Vida: análise critica dos sistemas e dispositivos de reconhecimento e validação de aprendizagens e de competências, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Simões, Maria Francisca (2007) A dimensão territorial no âmbito da intervenção do RVCC, in Revista Formar nº 58, Jan/Mar. 2007, IEFP, Lisboa
Trigo, M. (2002) (org.) Actas da Conferência Europeia – Educação e Formação de Adultos na Europa, Évora.
Quintana, J. (1991). Pedagogia Comunitária. Perspectivas mundiales de educación de adultos. Madrid: Narcea.
Trilla, J. (1993). La educación fuera de la escuela. Barcelona: Ariel.
Trilla, J. (1996). La Educacion fuera de la escuela. Ambitos no formales y educación social. Barcelona. Ariel.
Outros recursos:
Serão ainda usados outros recursos, nomeadamente os referenciais de formação de formadores do IEFP, os livros da Colecção Aprender (IEFP), os módulos da Colecção Módulos de Concepção da Formação OIT / IEFP.
|
|