Esta Página em Português  

Go to: Main Menu, Content, Options, Login.

Contextual Help  
home
Start > Programmes > Disciplinas > PGISCA02
Authentication





Esqueceu a sua senha de acesso?

Processes and Practices of Social Inclusion

Scholar Year: 2018/2019 - 1S

Code: PGISCA02    Acronym: PPIS
Scientific Fields: Ciências Soc. e do Comp./Prog. não qualificado, Ciências da Educação
Section/Department: Social Sciences and Education

Courses

Acronym N. of students Study Plan Curricular year ECTS Contact hours Total Time
PGISPA 9 6,0 ######

Teaching weeks: 15

Head

TeacherResponsability
Carla Cibele Fiel Vasconcelos FigueiredoHead

Weekly workload

Hours/week T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Type of classes

Lectures

Type Teacher Classes Hours
Contact hours Totals 1 1,60
Luzia Lima-Rodrigues   1,60

Teaching language

Portuguese

Aims

Contents


Bibliography

Básica:
Figueiredo, C.C. (2014) Narrativas de Inclusão Social nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. In Actas do IV Congresso Ibero-americano de Política e Administração da Educação e VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação (pp. 1-12). Fórum Português de Administração Educacional e Associação Nacional de Política e Administração da Educação, Porto (actas em CD-ROM).
Lima-Rodrigues, L.; Santos, G. & Trindade, A. Pedagogias Expressivas na Formação de Professores. In JORSEN - Journal of Research in Special Educational Needs. Volume 16, Supplement 1, May 2016. 1-1150p. 813-817p.Acesso em https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1471-3802.12362
Lima-Rodrigues, L. Com todo o prazer! As actividades expressivas na educação das crianças, in Oliveira, G.; Fini, L.; Boruchovitch, E. e Brenelli, R. (orgs) Educar crianças, grandes desafios: Como enfrentar? Petrópolis, Vozes, 2014.
Rodrigues, D. (2002) Perspectivas sobre a Inclusão: da Escola à Sociedade. Porto, Porto Editora.
Rodrigues, D. (2016) Equidade e Educação Inclusiva. Porto, Profedições.
Rodrigues, D. (2017) Direitos Humanos e Inclusão. Porto, Profedições.
Organização das Nações Unidas (1948). Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Stoer, S., Magalhães, A & Rodrigues, D,(2004) Os lugares da exclusão social: um dispositivo de diferenciação pedagógica. São Paulo, Cortez.

Complementar:
Azevedo, N. (2017). Artes e Inclusão Social: projectos e ações enquanto experiências metodológicas.
Sociologia revista – Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pp – 28-41.
Costa, A., Carrilho, P., Perista, P., Baptista, I (2008). Um olhar sobre a pobreza: vulnerabilidade e exclusão social no Portugal Contemporâneo. Lisboa: Gradiva
Carmo (2014) A educação para a Cidadania no século XXI. Lisboa: Escolar Editora.
Cruz, H, (coord), et al (2016). Arte e Comunidade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Guerra, P., Quintela, P. (2007). A cultura como alavanca de inclusão e de participação social: uma nova
geração de políticas públicas de proximidade. First International Conference of Young Urban
Researchers/CIES- Centre for Research and Studies in Sociology
Figueiredo, C.C. (2005). Formação Cívica - e agora, um tempo para reflectir? In C. Carvalho, F. Sousa, J.
Pintassilgo (coords.), A Educação para a Cidadania como dimensão transversal do Currículo Escolar. Porto: Porto Editora.
Figueiredo, C. C. (2014). Contributos para a compreensão do conceito de redes sociais e políticas. In A. Pires, A. Vasconcelos; C. Figueiredo & M. Alves (Eds.), Trabalhar (s)em rede em Educação, dinâmicas de cooperação (pp. 11-25). Caparica: UIED/Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Lima-Rodrigues, L Formação ativa e expressiva de professores: bagunçando o coreto para estimular a inclusão. Revista Educação Especial | v. 30 | n. 59| p. 709-722 | set./dez. 2017 Santa Maria. Acesso em: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X28428
Lima-Rodrigues, L. (2018) Inovação pedagógica: caminhos para uma educação para todos e para cada um. Instituto Rodrigo Mendes e Diversa. Acesso em https://diversa.org.br/artigos/inovacao-pedagogica-caminhos-para-uma-educacao-para-todos-e-para-cada-um/
Patinho, V, Lima-Rodrigues, L & Rodrigues, D. Intervenção Pegadógico-expressiva em jovens com deficiência intelectual e desenvolvimental. In JORSEN - Journal of Research in Special Educational Needs. Volume 16, Supplement 1, May 2016, Acesso em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1471-3802.12199
Rodrigues, T. (2017). Arte e Comunidade: Projetos de Intervenção Artística e Inclusão Social. Revista
Farol, nº 17, pp 101-109.
Santos, G., Lima-Rodrigues, L. Expressive Arts – Embodying Inclusive Teachers. JORSEN - Journal of Research in Special Educational Needs. Volume 15, Supplement 1, May 2016. 506-509p.

Options
Página gerada em: 2025-12-08 às 01:37:26