Esta Página em Português  

Go to: Main Menu, Content, Options, Login.

Contextual Help  
home
Start > Programmes > Disciplinas > LAIS20030
Main Menu
Authentication





Esqueceu a sua senha de acesso?

Training of Trainers

Scholar Year: 2014/2015 - 2S

Code: LAIS20030    Acronym: FF
Scientific Fields: Pedagogia

Instance: 2014/2015 - 2S

Responsible unit: Social Sciences and Education

Teaching - Hours

Contact hours: 4

Type Teacher Classes Hours
Contact hours Totals 1 4,00
Ana Luísa Oliveira Pires   4,00


Teaching - Responsibilities

TeacherResponsability
Ana Luísa Rebelo de Oliveira PiresHead

Teaching weeks: 15

Teaching language

Portuguese

Aims

Contents


Bibliography

Bibliografia GerL:
BARBIER, Jean-Marie (1985). L´ évaluation en formation. Paris: Puf
Canário, Rui (2008) Educação de Adultos. Um campo e uma problemática. Educa, Lisboa
5
CANÁRIO, R. e Cabrito, B., orgs, (2005) Educação e Formação de Adultos. Mutações e
convergências. Educa, Lisboa
CARDIM, José (1999) O Sistema de Formação Profissional em Portugal, Cedefop
COLON, A. (1987) Pedagogia Social e intervención socioeducativa. In: A. COLOM,. Pub.
Cruz, Jorge Valadas (1998) Formação Profissional em Portugal. Do levantamento de
CRUZ à avaliação. APAF, Lisboa
FIGARI, Gerard (1996) Avaliar: Que referencial? Col. Ciências da Educação, Porto
Editora, Porto
D´HAINAULT, L. e VASAMILLET, C. (1996), A formação integrada centrada no formando
e organizada de forma sistémica. Col. Módulos de Concepção da Formação, Módulo 1,
Centro Internacional da Formação OIT – Turim, Ed. IEFP, Lisboa
D´HAINAULT, L. e VASAMILLET, (1996), Introdução à Avaliação – A problemática. Col.
Módulos de Concepção da Formação, Módulo 50, Centro Internacional da Formação OIT
– Turim, Ed. IEFP, Lisboa
ESTRELA, A. e NÓVOA, A. (1993). (Orgs.), Avaliações em educação: Novas perspectivas.
Porto: Porto Editora.
COIMBRA, J; GONÇALVES, C. e CRESPO, C (2001). A formação no mundo global: um
dispositivo na promoção de competências transversais. Disponível em
http://www.psicologia .com.pt/artigos. (Acesso: 22 de Agosto de 2005).
Hadji, C. (1989). Évaluation, règles du jeu. Paris: ESF.
PÉREZ SERRANO , G. (2003): Pedagogía Social- Educación Social. Construcción científica
e intervención práctica. Madrid: Narcea.
PERRETI, André (1991) Organiser dés formations. Paris ; Hachette
Pinto, Jorge (1990) Psicologia da aprendizagem, hoje. Formar, l, 6-15
Pinto, Jorge (1992) A avaliação como um instrumento de gestão do provável. Formar, 5,
4-13
PINTO, Jorge (1990) O Trabalho de Grupo. Setúbal: ESE de Setúbal e Projecto Petra
PINTO, Jorge (1999) Psicologia da aprendizagem, concepções, teorias e processos.
Lisboa: I.E.F.P., Colecção aprender. (3º edição)
PIRES, Ana Luísa (2005) Educação e Formação ao Longo da Vida: análise critica dos
sistemas e dispositivos de reconhecimento e validação de aprendizagens e de
competências, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Rodrigues, A. e Esteves, M. (1993) A análise de necessidades na formação de
professores. Porto
SIMÕES, Maria Francisca (2007) A dimensão territorial no âmbito da intervenção do
RVCC, in Revista Formar nº 58, Jan/Mar. 2007, IEFP, Lisboa

Options
Página gerada em: 2024-05-21 às 08:06:56