|
Introduction to Environmental Studies Teaching
Scholar Year: 2015/2016 - 2S
Code: |
EDB30016 |
|
Acronym: |
IDEM |
Scientific Fields: |
Didáticas Específicas |
Instance: 2015/2016 - 2S
Courses
Acronym |
N. of students |
Study Plan |
Curricular year |
ECTS |
Contact hours |
Total Time |
LEB |
50 |
Study Plan |
3º |
4,0 |
48 |
108,0 |
Teaching - ResponsibilitiesTeacher | Responsability |
---|
Maria Leonor da Graça Saraiva | Head |
|
Teaching language
Portuguese
Aims
Contents
Bibliography
Livros
AFONSO, M.M. (2008). A educação científica no 1º ciclo do Ensino Básico. Das teorias às práticas. Porto: Porto Editora Lda.
BERGES, L., (et al), (2002), Las ciencias sociales: concepciones y procedimientos. Barcelona: Graó.
CARAÇA, J. (2007). Ciência e educação em ciência ou como ensinar hoje a aprender ciência. In Ciência e Educação em Ciência (pp.29-37), Atas de um Seminário realizado em 8 de Junho de 2005. Lisboa: Conselho Nacional de Educação.
COMISSÃO EUROPEIA (2007). Educação da ciência agora: Uma pedagogia renovada para o futuro da Europa. Bruxelas: Comissão Europeia/Direcção-Geral de Investigação.
DUSCHL, R., SCHWEINGRUBER, H., & SHOUSE, A. (Eds). (2007). Taking science to school. Learning and teaching science in grades K-8. Washington: National Academies Press.
FÉLIX, N., GERMANO, H. & REIS, P. (1998). Interculturalidade no 1º Ciclo: Estudo do Meio. In C. Cardoso (Coord.), Gestão intercultural do Currículo:1º ciclo. Lisboa: Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural.
HARLEN, W. & QUALTER, A. (2009). The teaching of science in primary schools. (5th edition). Milton Park: Routledge.
MANIQUE, A. P. et al (1994). Didática da História – Património e História local, Lisboa, Texto Editora.
MARTINS, I., VEIGA, L. (1999). Uma análise do currículo da escolaridade básica na perspetiva da educação em Ciências, Lisboa, I.I.E.
MARTINS, I., VEIGA, L., TEIXEIRA, F., VIEIRA, C., VIEIRA, R., RODRIGUES, A., COUCEIRO, F. (2007). Explorando...: educação em ciências e ensino experimental Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. Disponível em formacao_professores.pdf>
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (2004), Programa do 1º Ciclo do Ensino Básico, Lisboa.
MURPHY, J., (2011), Más de 100 ideas para enseñar historia- Primaria y secundaria, Barcelona, Graó.
PACHECO, J. (2000). Quando Eu For Grande Quero Ir À primavera e outras histórias. Porto: Profedições.
PARCERISA, A., (et al) (2012), Recursos y estrategias para estudiar ciencias sociales, Barcelona: Graó, 110 p.
PEREIRA, A. (2002). Educação para a Ciência. Lisboa: Universidade Aberta.
PINTO, J. (2002). Avaliação formal no 1º ciclo do ensino básico: uma construção social. Braga: Universidade do Minho – Instituto de Estudos da Criança.
REIS, P. (2008). Investigar e descobrir. Atividades para a educação em ciência nas primeiras idades. Santarém: Editora Cosmos e escola Superior de Educação de Santarém.
ROLDÃO, M.C. (2001), O Estudo do Meio no 1º ciclo: fundamentos e estratégias. Lisboa: Texto Editores.
SÁ, J. G. (2002). Renovar as Práticas no 1º Ciclo pela via das Ciências da Natureza.2ª Ed. Porto: Porto Editora
SÁ, J.G. (2004). Crianças Aprendem a Pensar Ciências - Uma abordagem interdisciplinar. Porto: Porto Editora.
SEEFELDT, C., CASTLE, S. e FALCONER, R., (2013), Social Studies for the Preschool/Primary Child., 9ª Ed., Pearson.
VASCONCELOS, T. (coord.), (2012), Trabalho por projectos na Educação de infância: mapear aprendizagens/integrar metodologias, Lisboa: Direção-Geral da Educação (DGE), 2012.
ZIMAN, J. (2003). Non-instrumental roles of science. Science and Engineering Ethics, 9, 17-27
Revistas
Cadernos de Educação de Infância http://cadernosei.no.sapo.pt/
Education Infantine www.educationenfantine.com
Revista Eletrónica de Enseñanza de las Ciencias http://reec.uvigo.es/index.htm
Revista Eureka: sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciências http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/HomRevRed.jsp?iCveEntRev=920
Revista Noesis http://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http%3A//www.dgidc.min-edu.pt/
Revista Portuguesa de Educação http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php/script_sci_serial/pid_0871-9187/lng_pt/nrm_iso
Revista Teoría y Didática de las Ciencias Sociales http://www.saber.ula.ve/gitdcs/
|
|