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Manutenção Automóvel

Código: EM21114    Sigla: MA
Áreas Científicas: Tecnologia e Organização Industrial

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Secção: Tecnologia e Organização Industrial

Cursos

Sigla Nº de Alunos Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
EM 32 Plano de Estudos _ Bolonha 2006 6 ECTS 60 162

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2
Práticas: 2

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 4,00
Manuel Ganço   4,00
Práticas Totais 2 4,00
Manuel Ganço   4,00

Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Manuel de Sá Sousa GançoResponsável

Língua de Ensino

Português

Objectivos

Habilitar os alunos, a aplicar técnicas fundamentais para a gestão, definição e realização das actividades de manutenção, nomeadamente:
• Compreender e caracterizar a função manutenção na organização e a gestão da manutenção de uma empresa.
• Identificar os vários tipos de falha e definir estratégias de manutenção e os trabalhos adequados para cada caso.
• Capacidade de organizar e gerir um serviço de manutenção numa média empresa.
• Calcular a fiabilidade, a disponibilidade de um sistema
• Articular correctamente a função manutenção com os objectivos de gestão global da empresa; Proceder à análise de avarias dos equipamentos mais comuns.
• Conhecer e possuir a capacidade para propor a aplicação de novas filosofias de manutenção.

Programa

Módulo I A função manutenção. Tipos de manutenção
– Introdução, enquadramento e conceitos gerais
Definição de manutenção. A evolução da Manutenção. A função Manutenção e o seu objectivo. Funções que interagem com a Manutenção. Funções normalmente a cargo de um serviço de Manutenção. Tipos de manutenção. Níveis de manutenção.
- Objectos de manutenção
Organização funcional. Identidade dos objectos de manutenção. Cadernos de máquina. Centros de custo.

Módulo II Métodos e planeamento
- Ordens de trabalho
Definição. Elementos de gestão de uma Ordem de Trabalho. Grau de prioridade. Preparação do trabalho. Elaboração da ordem de trabalho. Pedidos de trabalhos. Estados e circuitos da ordem de trabalho.
- Planeamento e programação de trabalhos
Planeamento dos vários tipos de manutenção. Organização do planeamento. Programação dos trabalhos de manutenção. Meios de controlo e indicadores. Informática operacional de manutenção. Recepção de equipamentos e sistemas. Estudos de capacidade. Exemplos de aplicação.
Definição do executante e contratação de serviços de manutenção.
- Avarias, Relatórios de trabalhos e histórico
Avarias – definição e tipos. Localização de avarias. Falha oculta e falha múltipla. Relatórios de trabalhos. Histórico.
- Gestão de stocks. Introdução e definição. Modelos de gestão de stocks. Factores a considerar num modelo. Modelos de revisão contínua. Modelos de revisão periódica. Stock de segurança. Modelos probabilísticos para cálculo de consumos. Conceito de LCC. Exemplos de aplicação.

Módulo III
- Instalações de manutenção industrial.
- Caracterização de uma oficina automóvel
Estrutura dos diferentes sectores e “Lay-out” associados. Áreas e equipamentos. Características de exploração. Pessoal, formação e gestão de competências.

Módulo IV
- Identificação e análise de avarias no automóvel.
Avarias mecânicas. Avarias eléctricas. Avarias electrónicas. Meios de diagnóstico e ensaio. Os equipamentos de diagnóstico e ensaio e respectivos tipos. “Software” de diagnóstico e ensaio, instalação e actualização. Procedimentos de exploração e calibração.

Módulo V
- Quantificação da fiabilidade
Estrutura de tempos associados à produção / manutenção. Conceitos de fiabilidade, manutenibilidade e disponibilidade. MTTR e MTBF. Optimização da fiabilidade. Degradação e crescimento da fiabilidade. Melhoria da fiabilidade de um sistema. Previsão da fiabilidade.

Módulo VI
- FMEA
Definição, domínios de aplicação. Objectivo de análise. Modos de utilização. Limites e inconvenientes. Princípios fundamentais do FMEA. As causas comuns e a falha humana. Definição dos sistemas. Definição de especificações. Diagramas. Níveis da análise. Causas da avaria. Efeitos da avaria.
- TPM
Introdução e definição. Organização para aplicação do TPM. Procedimentos de aplicação. Melhorias de rendimento. As 6 causas de perda. Índices de rendimento. Perdas sistemáticas e imprevisíveis. Programas de eliminação de avarias. Melhorias do tempo de mudança de ferramenta. Diminuição das perdas de velocidade. Formas de redução de defeitos. Da implementação à consolidação do TPM.

Bibliografia Principal

Luís Andrade Ferreira;Uma Introdução à Manutenção, publindustria, 1998. ISBN: 972-95794-4-x
saraiva Cabral;Organização e Gestão da manutenção, lidel, 1998. ISBN: 972-757-052-6
Luís Andrade Ferreira;Uma Introdução à Manutenção, publindustria, 1998. ISBN: 972-95794-4-x
saraiva Cabral;Organização e Gestão da manutenção, lidel, 1998. ISBN: 972-757-052-6

Métodos de Ensino

aulas presenciais
visitas de estudo e relatórios
pesquisa e realização de trabalho prático


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Obtenção de Frequência

- Horas de estudo autónomo – 36 horas

- 1 Trabalho em grupo – 16 horas
Temas propostos, podendo o aluno sugerir outros temas relacionados com o programa desta unidade curricular:
1. A actividade de manutenção automóvel e a sinistralidade rodoviária
2. Impacto da evolução tecnológica na manutenção automóvel
3. Evolução dos sistemas de segurança passiva e activa no automóvel
4. O diagnóstico de avarias e a manutenção automóvel

- Elaboração de um plano de manutenção– 4 horas

- Compreensão da constituição de equipamentos e análise de avarias e pesquisa bibliográfica associada – 20 horas

- Exercícios de aplicação / Visitas de Estudo / Relatórios - 22 horas

Nota: os problemas/questões propostos pretendem envolver a turma na discussão de problemas, questões e desafios que se colocam à Engenharia Mecânica Automóvel. Pretende-se que estes temas sejam tratados por pequenos grupos de estudantes com apresentação final e discussão dos trabalhos realizados.

Cálculo da Classificação Final

Nota Final = 45% nota trabalho em grupo + 5% nota relatórios + 10% nota do plano de manutenção + 40% nota do exame >= 10Valores (com nota trabalho >9V e nota do exame >9V)

Opções
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Página gerada em: 2014-08-31 às 01:12:42