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Information Systems Modelling
Scholar Year: 2014/2015 - 2S
Code: |
INF12109 |
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Acronym: |
MSI |
Scientific Fields: |
Informática |
Occurrence: 2014/2015 - 2S
Courses
Acronym |
N. of students |
Study plan |
Curricular year |
ECTS |
Contact time |
Total Time |
INF |
115 |
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1º |
5,0 |
61 |
107,0 |
ResponsibilitiesTeacher | Responsability |
---|
Patrícia Alexandra Pires Macedo | Head |
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Teaching language
Portuguese
Aims
Esta cadeira tem como objectivo proporcionar aos alunos conhecimentos sobre modelação de sistemas de informação, utilizando a análise e desenho orientados a objecto, a linguagem UML (Unified Modeling Language) e o processo Unificado (UP).
Program
1. Noção de sistema de Informação.
2. Introdução à UML.
3. O processo de Modelação Unificado.
4. A UML e o processo Unificado: diagramas vs workflows.
5. Análise de requisitos
5.1. Workflow de requisitos
5.2. Classificação dos requisitos
5.3. Técnicas de captura dos requisitos.
6. Modelação com use case.
7. Diagramas de Atividade.
8. Análise: Workflow de Análise.
9. Diagramas de Classes e Diagramas de Objectos
10. Realização dos Use Cases
11. Diagramas de Interacção
12 Packages de análise
13. Maquinas de Estados.
14. Workflow de Design.
14.1. Classes de desenho.
14.2. Realização de use cases
15. Interfaces e componentes.
16. Workflow de implementação
16.1 Diagramas de Instalação
Software
Visual Paradigm
Keywords
Technological sciences > Engineering > Systems engineering > Systems theory
Technological sciences > Technology > Computer technology > Systems technology > Systems analysis and models development
Assessment method
Attendance
Método de avaliação contínua
O método de avaliação contínua é composto por um trabalho prático de entrega obrigatória, dois exercícios executados e entregues nos laboratórios, e dois testes teórico-práticos.
• O trabalho prático é desenvolvido com orientação tutorial de acordo com o planeamento publicado no moodle.
o A nota mínima de aprovação do trabalho prático é de 9,5 valores
• Ao longo do semestre serão realizados dois teste teórico-práticos, nas semanas do semestre dedicadas à realização de testes.
o Para se manter no modo de avaliação continua, é necessária uma classificação mínima de 8,5 valores em cada teste.
o Se o aluno obtiver uma nota inferior a este limite num dos dois testes, terá a possibilidade de efectuar na primeira data de exame, no final do semestre, uma resolução parcial circunscrita à matéria do correspondente teste onde não foi atingida a nota mínima.
o Para ter frequência no método de avaliação contínua, a média dos dois testes deve ser no mínimo de 9,5 valores.
o Em caso da não obtenção da nota mínima nos dois testes o aluno só poderá frequentar o exame de recurso.
• Serão avaliados dois laboratórios durante o semestre. Os alunos deverão resolver um problema dado no início da aula e submeter a resolução ao respectivo docente do laboratório.
o o Para que esta componente de avaliação seja contabilizada no calculo da classificação final a média dos laboratórios avaliados deve ser no mínimo de 9,5 valores (caso assim não seja a componente de avaliação relativa aos exercício entregues nos laboratórios será cotada com zero valores).
Método de avaliação por exame
A método de avaliação por exame é composta por um trabalho prático de entrega obrigatória e um exame no fim do semestre. Para ter frequência neste método de avaliação, é necessário obter uma classificação mínima de 9,5 valores a cada uma das componentes referidas anteriormente.
Final Mark
Avaliação Continua:
A classificação final obtida em avaliação contínua é calculada da seguinte forma:
Nota final = 40% NCTP + 40 % NCT + 20 % NCAL
• NCTP – Nota da componente do trabalho prático
• NCT - Nota da componente de teste
• NCAL – Nota da componente de avaliação laboratorial
Avaliação por Exame:
A classificação final obtida em avaliação por exame é calculada da seguinte forma:
Nota final = 40% NCTP + 60 % NE
• NCTP – Nota da componente do trabalho prático
• NE – Nota do Exame
Para os alunos que se submeteram a avaliação continua e a avaliação por exame, será aplicado o modo de avaliação mais vantajoso para o aluno entre os dois métodos de cálculo expostos.
A aprovação na disciplina pressupõe uma nota final minima de 9,5 valores.
Exams and special assignments
Avaliação em Época Normal e em Época de recurso
Para obter aprovação em avaliação em época Normal ou em época de Recurso é necessário ter realizado a componente de trabalho prático com uma classificação maior ou igual a 9,5 valores e obter uma classificação final de 9,5 valores, qualquer que seja o modo de avaliação escolhido (avaliação continua ou por exame).
Special Evaluation
Avaliação em Época Especial
Para obter aprovação em época Especial é necessário realizar um trabalho prático e um exame. É necessário obter uma classificação mínima de 9,5 valores no exame e no trabalho prático
A classificação final é calculada da seguinte forma:
Nota final = 40% nota do trabalho prático + 60% Nota Exame
Grade improvement
Só é possível melhorar a componente relativa ao exame.
A melhoria só pode ser realizada na época de recurso.
Assement and Attendance registers
Description |
Type |
Time (hours) |
End Date |
Subject Classes |
Classes |
60 |
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Modelar e especificar um Sistema de Informação |
Work |
30 |
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Teste Teorico Prático |
Test/Exam |
2 |
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Total: |
92 |
Primary Bibliography
Grady Booch, James Rumbaugh, Ivar Jacobson;The Unified Modeling Language User Guide , Addison Wesley, 2005 |
Thomas Allweyer;;BPMN 2.0, 2010. ISBN: 978-3839149850 |
Observations
 Through the Academic Partner Program, Visual Paradigm offers Polytechnic Institute of Setubal with the use of VP for educational purpose.
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