IPS sensibiliza setubalenses para a redução do uso de plástico

Parceiro da campanha 'Reuse, Recicle, Recuse', uma iniciativa da Comissão Europeia

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) foi uma das entidades envolvidas na campanha de sensibilização "Reuse, Recicle, Recuse", realizada ao longo da manhã de ontem, dia 11, em vários estabelecimentos comerciais da cidade de Setúbal, numa iniciativa da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com o Parlamento Europeu em Portugal e a cooperativa Ocean Alive.

A ação, inserida na Estratégia Europeia para os Plásticos, pretendeu sensibilizar os responsáveis dos estabelecimentos comerciais e os setubalenses em geral para a necessidade de mudar hábitos no que toca ao uso de palhinhas, copos ou colheres de café, entre outros utensílios.

Estiveram envolvidos, da parte do IPS, os estudantes do 2.º ano da licenciatura em Tecnologia do Ambiente e do Mar, bem como os docentes Ana Tavares da Mata e Ricardo Salgado, da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), que receberam formação prévia para o efeito.

O programa contemplou ainda, da parte da tarde, o colóquio "Diálogo dos com os Cidadãos", sobre a Estratégia Europeia para os Plásticos, que reuniu na Casa da Baía o diretor-geral do Ambiente da Comissão Europeia, Kestutis Sadauskas, Raquel Gaspar, da Ocean Alive, o presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, e um representante da Comissão Coordenadora da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Depois da participação recente, com cerca de 350 dos seus novos estudantes, na campanha "Mariscar sem Lixo", numa ação que permitiu a recolha de mais de duas toneladas de lixo do estuário do Sado, o IPS volta a estar presente numa ação em nome da sustentabilidade ambiental do seu território de influência e, em última instância, do próprio planeta.

12 de outubro/2018