Concurso ONcontrol | Inscrições abertas até 14 de dezembro

ESTSetúbal/IPS desafia alunos do ensino secundário e profissional

"Automatiza o teu mundo" é o desafio lançado mais uma vez pela Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), no âmbito da terceira edição do concurso ONcontrol, cujas inscrições se encontram abertas até ao próximo dia 14 de dezembro.

A competição, dirigida aos jovens do ensino secundário e profissional do distrito de Setúbal, em particular os das áreas tecnológicas, pretende envolver os alunos no desenvolvimento de sistemas de controlo baseados na tecnologia Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrónica.

O seu objetivo é promover o espírito crítico, empreendedor e criativo junto dos mais jovens e, simultaneamente, reforçar a ligação do IPS com o ensino secundário e profissional, permitindo assim mostrar o leque de opções possíveis a quem pretenda prosseguir estudos no ensino superior.

A participação no concurso poderá incluir a realização de um workshop nas escolas, sobre introdução à programação com recurso a exemplos práticos. A cada escola participante será fornecido um kit base com o qual os alunos poderão desenvolver o projeto.

A divulgação da lista de finalistas e a cerimónia final, com entrega de prémios, está prevista para dia 12 de julho de 2019.  Recorde-se que o projeto "EPA Bus", apresentado por alunos da Escola Profissional de Almada, foi o vencedor da edição anterior, tendo os jovens finalistas do curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando impressionado o júri com o protótipo de um autocarro inteligente, inovador e amigo do ambiente, completamente elétrico e conduzido automaticamente.

As inscrições devem ser feitas até 14 de dezembro, para o endereço eletrónico oncontrol@estsetubal.ips.pt , contendo as seguintes informações: identificação da escola; nome do professor orientador; nome, ano, curso/área de formação dos alunos participantes; título e breve descrição do projeto.

06 de novembro/2018