Politécnico de Setúbal renova parceria com a SIC Esperança

Mais 6 000 crianças vão aprender a programar com o projeto GEN10S

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) assinou recentemente um protocolo com a SIC Esperança, que visa a implementação de uma nova fase do projeto GEN10S, formação em linguagem de programação Scratch que, desde 2017, já alcançou cerca de 5 000 alunos, dos 5.º e 6.º anos, de escolas de todo o País.

Resultante de uma parceria entre a SIC Esperança, a Google.org e a associação espanhola Ayuda en Acción, o projeto GEN10S contou desde a primeira hora com o apoio do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), através de uma equipa do Centro de Competências TIC da Escola Superior de Educação (ESE/IPS), a quem coube a conceção e coordenação nacional do curso, que começou com uma fase piloto implementada em quatro escolas de Setúbal e Lisboa.

##1## ##2## ##3##

Nesta 2.ª edição, o projeto GEN10S, cujo principal propósito é promover a igualdade de oportunidades na área digital, reduzindo barreiras socioeconómicas e de género, propõe-se alcançar um universo de 6 000 alunos de escolas de todo o país, ao longo dos próximos 20 meses.

Numa era em que o digital assume cada vez maior importância, o exercício pleno da cidadania passa também, necessariamente, pelo domínio eficiente das novas tecnologias. Ao ensinar a programar, através da linguagem Scratch, o GEN10S está a contribuir para que as crianças do 5º e 6º anos ganhem uma nova perceção sobre a tecnologia, demonstrando que, para além de consumidoras, podem também ser criadoras.

O projeto contempla igualmente a formação de professores, iniciando-os na utilização de ferramentas e metodologias que podem contribuir para a adoção de formas inovadoras de ensino.

Mais informação sobre o projeto em http://genios.org.pt/

Créditos das fotos: SIC Esperança

21 de fevereiro/2019