Equipas apoiadas pelo IPS vencem concurso nacional de microssatélites

Escola Profissional de Almada vai representar Portugal na final europeia do CanSat

A equipa EPASat-V, da Escola Profissional de Almada, apoiada pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) foi, no passado 5 de maio, a grande vencedora da final nacional do CanSat 2019, competição de microssatélites promovida pela Agência Espacial Europeia e pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica.

Foi também vencedora, acumulando o segundo lugar com o Prémio Melhor Desempenho Técnico, a equipa GSat: Paper Mission, do Colégio Guadalupe, Seixal, que voltou a brilhar com a ajuda do IPS, depois de no ano passado ter conquistado o primeiro prémio nacional e o troféu de vice-campeã europeia do CanSat.

##1## ##2##

Este ano, o primeiro prémio da prova, disputada na Ilha de Santa Maria, Açores, por 16 equipas do ensino secundário de todo o País, ficou nas mãos dos jovens concorrentes da Escola Profissional de Almada que, orientados por Luís Bettencourt, professor de Automação e Eletrónica, impressionaram o júri com o projeto “Espaço para Todos” garantindo assim lugar na final europeia, que decorrerá em Itália entre os próximos dias 24 e 28 de junho.

Nesta experiência espacial de pequena escala – um CanSat é um microssatélite do tamanho de uma lata de refrigerante – a equipa EPASat-V definiu como missão científica “verificar e controlar, de uma forma acessível a pessoas com necessidades especiais, os parâmetros de temperatura, humidade e qualidade do ar no interior de uma estufa que produz alimentos para a colónia lunar”, através de recursos como uma linha Braille, leitores de ecrã e uma página web acessível, explicou o docente responsável.

Para recolha de dados, na estação terrestre, foram desenvolvidas duas antenas Yagi, testadas e calibradas na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), com a ajuda dos professores Filipe Cardoso e Manuel Ferreira.

O mesmo tipo de apoio foi prestado à equipa GSat: Paper Mission, do Colégio Guadalupe, cuja missão, premiada com o Melhor Desempenho Técnico, consistiu em testar uma nova tecnologia – os sensores de filme fino.

“Num projeto como este, é muito importante a receção de dados e, por isso, é essencial a construção de antenas funcionais. O IPS ajudou a equipa, não só a testar as antenas que haviam construído, mas também a perceber mais sobre o funcionamento das antenas em geral, como testá-las e melhorá-las. A equipa ficou, portanto, a saber um pouco mais sobre esta área tão importante para o seu projeto e com vontade de aprender muito mais”, referiu o docente responsável, Dário Zabumba.

“Esta é uma parte importante da nossa missão e é com imenso gosto que a realizamos”, afirmou Filipe Cardoso, da ESTSetúbal/IPS, felicitando as equipas vencedoras. O docente assegurou também que, “enquanto instituição de Ensino Superior, o IPS continuará sempre a apoiar este tipo de iniciativas, que, duma forma quase lúdica, permite aos alunos envolvidos acumular conhecimento e experiência nestas áreas do saber, desenvolvendo competências adicionais, e motivando-os por forma que, no futuro, possam contribuir decisivamente para o que de melhor se faz em Portugal e no mundo”.

13 de maio/2019