Energia e Sustentabilidade reúnem investigadores europeus no IPS

1ª Conferência Internacional de Setúbal | 17 de setembro

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), através do seu Centro de Investigação em Energia e Ambiente (CINEA - IPS) e em parceria a com Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (ENA), recebe, já no próximo dia 17 de setembro, a 1ª Conferência Internacional de Setúbal sobre Energia e Sustentabilidade.

O evento, com sessão de abertura marcada para as 9h30, decorrerá na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS) e promete ser um ponto de encontro privilegiado entre todos os profissionais e entidades com interesse e trabalho no setor, das agências de energia aos municípios e suas associações, passando pela indústria, empresas, organismos europeus, instituições de ensino superior e associações ambientais

Nesta primeira edição, a conferência internacional propõe uma reflexão sobre a importância estratégica das novas soluções e tecnologias relacionadas com a conversão de energia, eficiência e responsabilidade dos utilizadores, tendo em vista, não só a otimização dos recursos locais, como também o desenvolvimento de um tecido industrial e empresarial com elevado potencial de competitividade e inovação.

Ao longo do dia serão apresentados vários projetos nacionais de Investigação e Desenvolvimento (I&D) desenvolvidos no CINEA - IPS, como são os casos do CGF4Cheese, Ostraqual, RFGAS e FURNACE, bem como os projetos de financiamento europeu TESSE2be e SCORES, que darão conta dos progressos alcançados pelo IPS no conhecimento em matéria de sistemas de produção e de armazenamento híbrido e térmico de energia.

Este primeiro fórum de discussão sobre Energia e Sustentabilidade trará também a Setúbal investigadores de vários países europeus envolvidos em projetos sobretudo relacionados com a energia geotérmica, mas também outros temas de sustentabilidade energética dinamizados por agências de energia da Península de Setúbal, sendo igualmente uma oportunidade de conhecer o que, à escala regional e local, está a ser implementado neste domínio.

A inscrições, gratuitas, devem ser feitas através do endereço eletrónico eventos.cinea@ips.pt.

O programa detalhado pode ser consultado aqui

30 de agosto/2019