Docente Albérico Afonso recebe Medalha de Honra de Setúbal

Distinção, na classe Atividades Culturais, será entregue no domingo, dia 15

Albérico Afonso, docente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), é uma das 33 personalidades que este ano vão ser homenageadas pela Câmara de Setúbal com medalhas honoríficas da cidade.

Historiador com vasta obra publicada sobre Setúbal, além de membro fundador da Associação José Afonso, Albérico Afonso é professor na Escola Superior de Educação (ESE/IPS), onde coordena também o Departamento de Ciências Sociais e Pedagógicas e é membro do Conselho Técnico-científico.

No domingo, 15 de setembro, Dia de Bocage e da Cidade, ser-lhe- á entregue a Medalha de Honra da Cidade, na classe Atividades Culturais, que distingue também os artistas plásticos Andreas Stöcklein e José Matos Cardoso, a cantora Celina da Piedade e, a título póstumo, o fundador do Núcleo de Poesia de Setúbal, Henrique Mateus.

Segundo o município, as medalhas honoríficas visam distinguir a atividade desenvolvida no concelho por personalidades e instituições “de forma particularmente notória e nas mais diversas áreas, em algum momento da história local, ou continuadamente”.

Doutorado em História Contemporânea e investigador da Universidade Nova de Lisboa, Albérico Afonso tem dedicado à cidade natal muitos dos seus estudos, entre eles “Setúbal, cidade vermelha (1974-1975)”, sobre o Processo Revolucionário em Curso (PREC) setubalense, um dos mais recentes.

“Receber esta medalha é uma honra, porque significa o reconhecimento pela comunidade do meu trabalho como professor e investigador. Contudo, é também uma grande responsabilidade e um incentivo para prosseguir e aprofundar os estudos sobre a História e o Património Cultural de Setúbal”, afirma, em reação à distinção.

Entre os distinguidos no feriado municipal está também Nuno Guerreiro Soares, diplomado da ESE/IPS (Animação e Intervenção Sociocultural), que receberá a Medalha de Honra na classe Associativismo e Sindicalismo pelo seu percurso de dirigente associativo, nomeadamente ligado ao futebol juvenil.

11 de setembro/2019