This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Atualização COVID-19 | 30.03.2020

Medidas de prevenção e controlo da infeção pelo novo Coronavírus

##1##

Nesta área está reunida toda a informação atualizada sobre a Pandemia de Covid-19 e as medidas adotadas pelo IPS

Comunicados

Prevenção

Medidas adotadas

Materiais de divulgação

Plano de Contingência

Perguntas Frequentes

Contactos

##2##

Consulte aqui todas as informações enviadas à comunidade IPS:

27.03.2020 | Apoio ao Ensino a Distância | Cedência de computadores

25.03.2020 | Atualização Covid-19 | Provas públicas e concursos de pessoal

24.03.2020 | Dia do Estudante | Mensagens do Presidente do IPS e do Presidente da AAIPS

23.03.2020 | Ensino à Distância | Aulas regressam a 26 de março

21.03.2020 | Mensagem do Presidente do IPS

19.03.2020 | Funcionamento dos serviços de apoio ao estudante

18.03.2020 | Teletrabalho e funcionamento dos serviços

15.03.2020 | Comunicado do Presidente do IPS

04.03.2020 | Recomendaçoes Covid-19

28.03.2020 | Novo Coronavírus (Covid-19)

Communications for students, in english, are avalilable here.

 

Os comunicados enviados à imprensa estão disponíveis aqui.

 

##3##

##9##

Seguir, como rotina, os procedimentos preventivos amplamente divulgados pela Direção-Geral de Saúde (DGS), designadamente:

    • Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos, especialmente antes e após a preparação de alimentos, antes das refeições, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas;
    • Usar, em alternativa, para higiene das mãos uma solução à base de álcool;
    • Usar lenços de papel de utilização única para se assoar;
    • Deitar os lenços usados num caixote do lixo, lavando as mãos de seguida;
    • Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
    • Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias;
    • Em caso de aparecimento de sintomas, que configurem um caso suspeito de acordo com a orientação da DGS, isto é, caso apresente infeção respiratória aguda (febre ou tosse ou dificuldade respiratória) requerendo ou não hospitalização, tenha viajado para áreas com transmissão comunitária ativa nos 14 dias antes do início de sintomas,  ou tenha contactado com caso confirmado ou provável de infeção por SARS-CoV-2/COVID-19, nos 14 dias antes do início dos sintomas, ou ainda um profissional de saúde ou pessoa que tenha estado numa instituição de saúde onde são tratados doentes com COVID-19.

##4##

O despacho nº 55/Presidente/2020 implementou um conjunto de medidas de forma a conter a propagação do coronavírus. Desde então, no âmbito das medidas de contenção e mitigação do COVID-19, foram adotadas, no IPS, as seguintes medidas:

 

Atividade letiva:
As aulas presenciais forma suspensas e foi adotada a modalidade de Ensino à Distância (EaD). Nestes moldes, as aulas foram retomadas no dia 26 de março de 2020.

Mantêm-se os horários das aulas já estabelecidos, com recurso ao Moodle como plataforma base, além das  plataformas Teams e Zoom, usadas para as interações via videoconferência. Existe uma área no Moodle (Ensino a Distância IPS) com informações e tutoriais de apoio para os estudantes menos familiarizados com estes recursos. Aceda aqui.

Cabe aos docentes optar pela metodologia mais pertinente face à matéria em causa, sejam as aulas por videoconferência, o esclarecimento de dúvidas ou a resolução de casos práticos, entre outras. Estas atividades poderão também ser substituídas por outras que não exijam a presença on-line simultânea entre estudantes e docentes.

Nesta fase de transição e de adaptação ao regime de EaD, o IPS tem ao dispor para consulta um documento orientador, que pretende ser um contributo para um melhor entendimento dos princípios de funcionamento e partilha de dicas úteis.

Consciente das dificuldades sentidas pelos estudantes que não possuem meios informáticos e/ou acesso à Internet, o IPS está também a envidar esforços no sentido de criar soluções para prestar apoio nesses casos.

O Despacho nº 63/Presidente/2020 determina a suspensão temporária de todos os estágios/ensino clínico/educação clínica/educação para a prática/prática clínica, salvaguardando os que possam ser realizados com recurso a meios digitais. Estas e outras situações excecionais devem ser sujeitas a análise e autorização por parte do diretor da respetiva Unidade Orgânica.

Neste âmbito, toda a informação para os estudantes está disponível aqui.

 

Teletrabalho:
O Despacho nº 61/Presidente/2020 clarifica os novos procedimentos relativos ao horário de trabalho, registo de assiduidade e crédito de horas, tendo em conta a situação de exceção que se vive atualmente no País, que se traduzirá inevitavelmente numa redução dos níveis de funcionamento da instituição e, em concreto, do volume de trabalho de cada trabalhador do IPS. O teletrabalho foi implementado no IPS na 3ª semana de março.

 

Divisão Académica
O atendimento presencial foi temporariamente encerrado.
Em alternativa, os estudantes podem contactar a Divisão Académica (DA) através de email ou através de chat.

Neste âmbito, toda a informação para os estudantes está disponível aqui.

 

Divisão de Recursos Humanos e ADSE
Despacho n.º 58/Presidente/2020 define os novos procedimentos a adotar para a entrega de documentos por parte dos trabalhadores, dirigidos à Divisão de Recursos Humanos, cujo atendimento presencial está suspenso.

Da mesma forma, os recibos da ADSE devem ser submetidos pelo próprio trabalhador diretamente na ADSE Direta, através do procedimento disponível em www.adse.pt. Devem ser privilegiados os seguintes canais de atendimento e informação para tratar dos seus assuntos na ADSE, em segurança: ADSE Direta, atendimento online, app MyADSE e atendimento telefónico, nos dias úteis, das 09h00 às 16h00, através do número 218 431 881.

Proteção especial
O dever de proteção especial, previsto no decreto que procede à execução da declaração do estado de emergência (Decreto nº 2-A/2020, de 20/03, artigo 4º, alínea b), abrange os cidadãos imunodeprimidos e portadores de doença crónica que, de acordo com as orientações da autoridade de saúde, devam ser considerados de risco, designadamente os hipertensos, os diabéticos, os doentes cardiovasculares, os portadores de doença respiratória crónica e os doentes oncológicos.

Para poder usufruir do dever de proteção especial, que garante o atendimento prioritário nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, o trabalhador que se encontre nas condições referidas deverá enviar um e-mail para medicina.trabalho.drh@ips.pt, para que o médico do trabalho possa emitir uma declaração que ateste a sua condição de saúde.

Os novos procedimentos a adotar no que respeita ao funcionamento e deliberação dos órgãos colegiais do IPS, realização de provas públicas e tramitação de concursos no âmbito dos processos de recrutamento de pessoal docente e não docente estao definidos no despacho nº 65/Presidente/2020.

 

Divisão Financeira, de Aprovisionamento e Património
Despacho nº 59/Presidente/2020 integra os novos procedimentos a adotar para a entrega de documentos na DFAP através dos meios digitais alternativos ao atendimento presencial da comunidade académica, por agora suspenso, no que toca a propostas de despesa e faturação, correio e folha de caixa da Divisão Académica. 

 

Serviços de Ação Social

Refeições
Os bares nos campi de Setúbal e Barreiro foram encerrados. No refeitório do Campus de Setúbal continuam a ser  servidas refeições completas a preços sociais para estudantes, mas em regime de take away.
A Residência de Estudantes de Santiago mantém-se em funcionamento apenas para estudantes já alojados. Novas candidaturas serão aceites em data a divulgar (ano letivo 2020/2021).


SASaúde
Todas as especialidades oferecidas pelos SAS/IPS mantêm-se disponíveis, sendo realizadas por em regime de atendimento à distância (sessão virtual). A marcação das sessões, grátis para toda a comunidade IPS, deve ser efetuada através do endereço cristina.almeida@sas.ips.pt.

Desporto
Os SAS/IPS estão a preparar a disponibilização de tutoriais de modalidades praticadas no Clube Desportivo IPS (a divulgar brevemente).

 

Acesso aos campi de Setúbal e Barreiro
Apesar dos campi de Setúbal e do Barreiro não estarem encerrados, desaconselha-se a presença nos mesmo, por motivos de isolamento social que todos devemos seguir.

Todos os despachos do Presidente produzidos no âmbito do Covid-19 estão disponíveis aqui.

 

##5##

Consulte aqui toda a informação oficial difundida pela Direção-Geral de Saúde

 

##6##

O Plano de Contingência do IPS está disponível aqui.

 

##7##

O que é o novo Coronavírus?
O novo coronavírus, designado SARS-CoV-2, foi identificado em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China. Foi a primeira vez que se detetou este vírus em seres humanos. COVID-19 é o nome da doença causada pelo novo vírus e significa Doença por Coronavírus 2019, fazendo referência ao ano em que foi descoberta.

Quais são os sinais e sintomas?
A maioria das pessoas infetadas apresenta sintomas de infeção respiratória aguda como febre (temperatura superior a 37,5ºC), tosse e dificuldade respiratória (falta de ar). Em casos mais graves pode causar pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte.

Como se transmite?
A COVID-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies e objetos contaminados. As gotículas libertadas na tosse ou espirros de pessoas infetadas podem atingir, diretamente, a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo. Essas gotículas podem, igualmente, depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam essa pessoa. Por sua vez, outras pessoas podem infetar-se ao tocar nestes objetos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos. 

O que posso fazer para me proteger?
Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença, nomeadamente:

  • Tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo;
  • Lavar as mãos frequentemente, durante 20 segundos, com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%, devendo lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes.
  • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória;
  • Evitar tocar na cara com as mãos;
  • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado.

O que devo fazer se tiver sintomas?
Se tiver os sintomas descritos (febre, tosse ou dificuldade respiratória) deverá ligar, imediatamente, para a linha SNS 24 (808 24 24 24) e seguir as instruções. A deslocação a um Centro de Saúde ou Hospital apenas deve acontecer quando for absolutamente necessário ou por indicação do médico ou enfermeiro, após contacto telefónico.

Estive em contacto com um caso confirmado de COVID-19. O que devo fazer?
Deve ficar, de imediato, em isolamento profilático por um período de 14 dias (tempo de incubação do vírus). Durante o isolamento, deverá estar atento aos sintomas associados (febre, tosse ou dificuldade respiratória). Caso algum dos sintomas ocorra, deverá ligar para a linha SNS 24 (808 24 24 24) e seguir as instruções. 

Regressei de um país ou local com casos confirmados de COVID-19. O que devo fazer?
Deve ficar, de imediato, em isolamento social voluntário por um período de 14 dias (tempo de incubação do vírus). Durante o isolamento, deverá estar atento aos sintomas associados (febre, tosse ou dificuldade respiratória). Caso algum dos sintomas ocorra, deverá ligar para a linha SNS 24 (808 24 24 24) e seguir as instruções.

Estou nas instalações do IPS e apresento sintomas associados ao COVID- 19. O que devo fazer?
Deve dirigir-se, de imediato, para a área de isolamento do edifício em que se encontrar e informar (presencial ou telefonicamente) a pessoa responsável pela unidade orgânica ou serviço respetivo. Dentro da sala de isolamento, deverá colocar a máscara de proteção, contactar a linha SNS24 (808 24 24 24) e seguir as instruções. Para mais informações detalhadas, consulte o Plano de Contingência do IPS.

O que é que o IPS está a fazer para proteger a comunidade académica?
O IPS tem adotado uma postura de proteção ativa da sua comunidade académica, implementando um conjunto vasto de medidas de prevenção e contenção, como por exemplo, a suspensão de todas as atividades letivas presenciais, suspensão do ensino clínico, suspensão do atendimento e das consultas presenciais, encerramento do refeitório e bares, implementação do regime de teletrabalho e do ensino à distância. Todas as medidas adotadas podem ser consultadas na secção de Despachos aprovados pelo Presidente do IPS.

Ainda tenho algumas dúvidas, como posso contactar o IPS?
O IPS está inteiramente disponível para apoiar e esclarecer qualquer dúvida, incluindo informações adicionais sobre os procedimentos a adotar em caso de ocorrência de sintomas semelhantes aos provocados pela COVID-19, através dos seguintes contactos: covid19@ips.pt ou 265 709 308 (entre as 08h30-20h00).

 

##8## 

 

 

 

Atualizado em 30 de março/2020

Opções
Últimas Notícias
Atualização COVID-19 | 30.03.2020
Candidaturas abertas para M23 | até 11 de maio
Candidaturas Mestrados
Licenciaturas | oferta formativa, acesso, saídas profissionais
Campanha 'Empresta ao teu colega' | Apoio a estudantes sem computador