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Fica em Casa | Informação para estudantes

Protejam-se. Juntos, por todos.

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Nesta área está reunida toda a informação destinada aos estudantes do IPS durante a Pandemia de Covid-19

Ensino à Distância

Comunicar com a Divisão Académica

Apoio Social

Covid-19 + info

FAQs

Comunicados

##8##  Communications in english are avalilable here

 

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A atividade letiva no IPS foi retomada, em todas as escolas, no  dia 26 de março, na modalidade de Ensino à Distância (EaD) .

Horários: são os mesmos que já estavam estabelecidos, para as aulas presenciais

Recursos: a plataforma base a utilizar para as aulas é o Moodle; as plataformas usadas para as interações em via videoconferência são o Teams e o Zoom.

Existe uma área no Moodle (Ensino a Distância IPS), com informações e tutoriais de apoio, para os estudantes menos familiarizados com estes recursos. Aceda aqui.

Docentes: estarão inteiramente disponíveis e decidirão sobre a metodologia mais pertinente face à matéria em causa: aulas por videoconferência, esclarecimento de dúvidas ou resolução de casos práticos, entre outras. Estas atividades podem ser substituídas por outras que não exijam a presença on-line simultânea entre estudantes e docentes.

Material de apoio: aconselhamos a consulta das Orientações para o Ensino à Distância, para um melhor entendimento dos princípios de funcionamento do EaD e partilha de dicas úteis.

Acesso a equipamento informático: o IPS e a sua Associação Académica (AAIPS) uniram esforços, procurando dar uso ao parque informático de apoio aos estudantes, que neste período se encontra sem utilização e delinearam uma medida de apoio que visa promover o acesso a equipamento informático de todos os que não possuem meios próprios. O levantamento das necessidades já está a decorrer, tendo cada uma das escolas superiores do IPS contactado a sua comunidade estudantil nesse sentido.

De modo a garantir a equidade no acesso a estes equipamentos, foram elencados os seguintes critérios de elegibilidade, sucessivamente aplicados para seleção dos estudantes:

  • Bolseiros dos SAS/IPS;
  • Abrangidos pelo PAAS - 20% de capitação superior ao limiar de carência definido na lei para atribuição de bolsas de estudo;
  • Restante comunidade estudantil

Se tem algum equipamento sem utilização, por favor ceda-o a um estudante que dele precisa. Pode fazê-lo dentro da sua rede pessoal ou contactar a direção de qualquer uma das escolas superiores do IPS para agilizar o empréstimo.

 

Apoio técnico: a Divisão Informática garante apoio técnico remoto, através de uma das seguintes vias de contacto:

 

Bibliotecas do IPS: o contacto pode ser efetuado por email, ou através de um chat de apoio, a funcionar no seguinte horário:
de 2ª a 6ª, entre as 09h e as 20h

Chat plataforma teams - Apoio Bibliotecas IPS

  

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A Divisão Académica do IPS (DA) encerrou temporariamente o atendimento presencial, por via das medidas de contenção e mitigação do COVID-19.

O contacto com a Divisão Académica deverá ser realizado, preferencialmente, através do email divisao.academica@ips.pt

Em alternativa, os estudantes podem contactar a DA através de chat no seguinte horário:
de 2ª a 6ª feira das 10h às 12h e das 15h às 19h 

Para tal deverão aceder ao chat do Teams e colocar as respetivas credenciais de estudante.

Os links de acesso para as áreas que estão em funcionamento são:

DA Candidaturas 

DA Propinas 

DA ESTBarreiro 

DA Diplomas

DA Outros Assuntos

 

TELEFONE (horário de atendimento das 9h às 13h e das 14h às 17h)
Campus de Setúbal  -  Tel: 265 709 470
Campus do Barreiro  -  Tel: 212 029 352

 

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Refeições
Os bares nos campi de Setúbal e Barreiro foram encerrados. No refeitório do Campus de Setúbal continuam a ser  servidas refeições completas a preços sociais para estudantes, mas em regime de take away.

A Residência de Estudantes de Santiago mantém-se em funcionamento apenas para estudantes já alojados. Novas candidaturas serão aceites em data a divulgar (ano letivo 2020/2021).


SASaúde
Todas as especialidades oferecidas pelos SAS/IPS mantêm-se disponíveis, sendo realizadas por em regime de atendimento à distância (sessão virtual). A marcação das sessões, grátis para toda a comunidade IPS, deve ser efetuada através do endereço cristina.almeida@sas.ips.pt.

 

Desporto
Os SAS/IPS estão a preparar a disponibilização de tutoriais de modalidades praticadas no Clube Desportivo IPS (a divulgar brevemente).

 

 

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Consulta de toda informação oficial e atualizada sobre a Pandemia: site da Direção- Geral de Saúde.

Informação do IPS sobre o Covid-19, recomendações, medidas e comunicações está disponível aqui.

Recordamos as recomendações gerais para prevenção de contaminação por SARS-CoV-2/COVID-19 :

  • Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos, especialmente antes e após a preparação de alimentos, antes das refeições, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas;
  • Usar, em alternativa, para higiene das mãos uma solução à base de álcool;
  • Usar lenços de papel de utilização única para se assoar;
  • Deitar os lenços usados num caixote do lixo, lavando as mãos de seguida;
  • Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
  • Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias;
  • Em caso de aparecimento de sintomas, que configurem um caso suspeito de acordo com a orientação da DGS, isto é, caso apresente infeção respiratória aguda (febre ou tosse ou dificuldade respiratória) requerendo ou não hospitalização, tenha viajado para áreas com transmissão comunitária ativa nos 14 dias antes do início de sintomas,  ou tenha contactado com caso confirmado ou provável de infeção por SARS-CoV-2/COVID-19, nos 14 dias antes do início dos sintomas, ou ainda um profissional de saúde ou pessoa que tenha estado numa instituição de saúde onde são tratados doentes com COVID-19.

 

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Atividades Académicas

DIPLOMAS E/OU CARTAS DE CURSO

1. Quando posso solicitar o meu diploma?  
Quando tiver concluído todas as unidades curriculares que fazem parte do seu plano de estudos e as mesmas se encontrarem validadas (a verde) na sua ficha de estudante.

2. Qual o custo do meu diploma?
Consulte a tabela de emolumentos em vigor do Instituto Politécnico de Setúbal em
https://www.si.ips.pt/ips_si/conteudos_servic e.conteudos_cont?pct_id=11183&pv_cod=40xraFgb5Ykp

3. Posso pedir diploma e carta de curso em simultâneo?
Sim, pode. Consulte a tabela de emolumentos em vigor
https://www.si.ips.pt/ips_si/conteudos_servic e.conteudos_cont?pct_id=11183&pv_cod=40xraFgb5Ykp

4. Quanto tempo demora a emitir estes documentos?
São emitidos no prazo de até 10 dias úteis, exceto se for diploma de Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP), uma vez que este carece de registo na Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e, por isso, pode levar mais alguns dias a ser emitido.

5. É possível obter estes documentos em menos tempo?
Sim, pode pagar uma taxa de urgência e o diploma é entregue no prazo máximo de 3 dias úteis, exceto se for diploma de CTeSP (pelas razões acima mencionadas. Consulte o valor da taxa de urgência na tabela de emolumentos em vigor https://www.si.ips.pt/ips_si/conteudos_servic e.conteudos_cont?pct_id=11183&pv_cod=40xraFgb5Ykp

6. Sou estudante bolseiro. Posso beneficiar de algum desconto?
Sim, os estudantes bolseiros do SAS/IPS têm uma redução de 50% na emissão de diplomas, até seis meses após a conclusão do curso.

7. Como faço o pedido sem ter de me deslocar aos serviços de atendimento presencial?
Pode realizar o pedido de diploma ou diploma/carta de curso, no Portal da Escola onde concluiu o curso. Entre na sua ficha de estudante, na coluna do lado direito clique na opção "Requerer certidões" e selecione o "Tipo de Certidão".
Pode, em alternativa, enviar um email para Divisão Académica divisao.academica@ips.pt anexando  o impresso preenchido que pode ser obtido através deste link http://www.ips.pt/ips_si/web_base.gera_pagina?P_pagina=38963 , devendo também anexar cópia do Cartão de Identificação ou a minuta de substituição do documento de identificação
http://www.ips.pt/ips_si/conteudos_geral.conteudos_ver? pct_pag_id=29686&pct_parametros=p_pagina=29686&pct_disciplina=&pct _grupo=1785.

8. Os documentos podem ser enviados pelo correio?
Atendendo a que o IPS adotou, como medida de prevenção à pandemia COVID 19, o encerramento dos serviços de atendimento ao público do IPS, o diploma só pode ser enviado digitalmente, por email.
Logo que o atendimento ao público seja reestabelecido, a DA envia email indicando a partir de que data poderá proceder ao levantamento do documento. Nessa data, pode requerer o envio por correio, devendo efetuar o pagamento das despesas de expedição, no valor de 7,5¤.

9. Como pode ser realizado o pagamento dos documentos solicitados?
Será enviada uma referência multibanco para pagamento. Não deve proceder ao pagamento através do envio de cheque ou vale postal.

10. Posso solicitar o meu diploma com tradução em Inglês?
O diploma é acompanhado de um suplemento ao diploma, que é um documento bilingue (em português e inglês).

11. Se solicitar Diploma e Carta de Curso em simultâneo, quando os recebo?
O Diploma é enviado por email no prazo de 10 dias úteis após o seu pagamento, mas a carta de curso é entregue anualmente em Cerimónia, com a data a definir pelo IPS em cada ano.

 

 PROPINAS

1. O valor da propina definido para 2019/2020 vai ser alterado
Não, o valor da propina aprovado no Regulamento de Propinas mantém-se para o presente ano letivo.

2. O prazo de pagamento da propina definido para 2019/2020 vai ser alterado?
Sim, a data fim de pagamento foi prolongada até dia 30/09/2020.

3. Posso utilizar as mesmas referências multibanco existentes na ficha individual de estudante para realizar o pagamento das propinas, que agora têm data fim diferente?
Sim, apenas alterou a data fim, as referências e o número de prestações mantém-se.

4. Recebi o resultado da candidatura à bolsa de estudo. Como posso proceder ao pagamento da 1ª prestação da propina?
Após tomar conhecimento do resultado da candidatura tem 8 dias para proceder ao pagamento da 1ª prestação da propina.
Deverá enviar um email para divisao.academica@ips.pt a solicitar indicação do IBAN do IPS para realizar a transferência bancária.
Após realizar a transferência deverá enviar, para o email da Divisão Académica, comprovativo da operação e indicação do nome completo, número de estudante e escola que frequenta.

5. Tenho um plano de pagamento aprovado para regularização da dívida de propina, como posso proceder ao pagamento da prestação?
Deverá enviar um email para divisao.academica@ips.pt a solicitar indicação do IBAN do IPS para realizar a transferência bancária.
Após realizar a transferência deverá enviar, para o email da Divisão Académica, comprovativo da operação e indicação do nome completo, número de estudante e escola que frequenta.

6. Posso obter o recibo do pagamento de propinas realizado?
Sim. Deverá enviar email para divisao.academica@ips.pt a solicitar os recibos que serão remetidos via email.


CANDIDATURAS

1. O calendário para realização das Provas de Conhecimento para Estudante Internacional mantém-se?
O calendário para a realização das Provas Estudante Internacional foi alterado. As Provas irão realizar-se na mesma data para os candidatos à 1ª e 2ª fase (de 29 de junho a 3 de julho de 2020). Pode consultar calendário em https://www.si.ips.pt/ips_si/web_base.gera_pagina? P_pagina=32508 

2. Não tenho ENEM, posso candidatar-me ao Concurso de Acesso e Ingresso a Estudante Internacional?
Pode. Desde que tenha o ensino médio concluído. 

3. Não tenho a documentação apostilada, posso efetuar a candidatura ao Concurso de Acesso e Ingresso a Estudante Internacional e entregar posteriormente?
Não. No ato da candidatura, o Certificado de Habilitações do ensino secundário ou equivalente, com discriminação das disciplinas e respetiva classificação, deve estar devidamente autenticado pela Embaixada ou Consulado português no país de origem, ou pela Apostilha da Convenção de Haia. 

4. Sou Estudante internacional e já frequento o Ensino Superior, posso candidatar- me através de que concurso?
Pode efetuar candidatura através do concurso especial para estudantes internacionais e/ou através do concurso de mudança de par instituição/curso, caso reúna as condições exigidas para tal. 

5. Não podendo deslocar-me ao médico, posso entregar Declaração Médica exigida para os Pré-Requisitos do Grupo H (Desporto) posteriormente?
Pode, devendo submeter na candidatura aos Pré- requisitos uma declaração de compromisso de honra disponível em https://www.si.ips.pt/ips_si/web_base.gera_pagina? P_pagina=34622  devendo a Declaração Médica ser entregue aquando a realização das provas.

6. As sessões de esclarecimento às provas M23 vão realizar-se conforme previsto no Calendário?
As sessões irão realizar-se nos prazos previstos no calendário, com recurso a plataformas digitais. Pode consultar manual de apoio em https://www.si.ips.pt/ips_si/web_base.gera_pagina? P_pagina=31628

7. Onde consigo obter mais informação relativamente a regimes de acesso e ingresso aos Cursos no IPS?
Pode consultar o Portal do IPS, na área de Candidaturas, em https://www.si.ips.pt/ips_si/web_base.gera_pagina? P_pagina=36962

 

OUTROS ASSUNTOS 

1. Como posso comunicar com a Divisão Académica
O atendimento ao público encontra-se atualmente encerrado, por conta das medidas de prevenção do COVID 19. Pode comunicar com a Divisão Académica por telefone, email ou através do chat do Teams. Consulte https://www.si.ips.pt/ips_si/web_base.gera_pagina? P_pagina=30688

2. Como posso obter uma certidão de matrícula/inscrição ou de aproveitamento?
Pode realizar o pedido de certidão, no Portal da Escola onde se encontra inscrito. Entre na sua ficha de estudante, na coluna do lado direito clique na opção "Requerer certidões" e selecione o "Tipo de Certidão".

 

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Consulte aqui todas as informações enviadas à comunidade IPS:

27.03.2020 | Apoio ao Ensino a Distância | Cedência de computadores

24.03.2020 | Dia do Estudante | Mensagens do Presidente do IPS e do Presidente da AAIPS (vídeo)

23.03.2020 | Ensino à Distância | Aulas regressam a 26 de março

21.03.2020 | Mensagem do Presidente do IPS (vídeo)

19.03.2020 | Funcionamento dos serviços de apoio ao estudante

15.03.2020 | Comunicado do Presidente do IPS

04.03.2020 | Recomendaçoes Covid-19

28.03.2020 | Novo Coronavírus (Covid-19)

 

Communications in english are avalilable here.  

 

24/03/2020

 

21/03/2020

  

 

 

Para o esclarecimento de quaisquer dúvidas e/ou procedimentos em caso de ocorrência de sintomatologia, ou outros aspetos que decorram das medidas tomadas pelo IPS à contenção da propagação do COVID-19, contacte-nos através do endereço covid19@ips.pt ou 265 709 308 (entre as 08h30- 20h00).

 

 

31 de março/2020

 

 

 

 

Opções
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