IPS desenvolve ferramenta digital para avaliar novas ideias de negócio

Projeto KABADA, com financiamento europeu, vai decorrer até 2022

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) é um dos sete parceiros de um consórcio europeu que está a desenvolver uma ferramenta digital inovadora para avaliação de novas ideias de negócio, no âmbito do projeto KABADA - Knowledge Alliance of Business Idea Assessment: Digital Approach, que decorrerá até outubro de 2022.

Paralelamente ao resultado final, o projeto europeu, financiado pelo Programa Erasmus+, no âmbito da Ação-chave 2 - Alianças do Conhecimento, tem como grandes objetivos o desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora junto de investigadores, estudantes e docentes, a diminuição da taxa de insucesso dos novos negócios e o aumento do número de empreendedores bem-sucedidos.

Coordenado pela BA School of Business and Finance (BA SBF), da Letónia, o consórcio reúne, além do IPS, outras instituições de ensino superior europeias, nomeadamente da República Checa, Lituânia e Itália, e também parceiros empresariais.

"Será uma ferramenta que inclui algoritmos de Inteligência Artificial e que permitirá ajudar os empreendedores a avaliarem a sua ideia de negócio. Na prática, os utilizadores preenchem um conjunto de campos e a ferramenta promove um conjunto de avaliações baseadas em indicadores que podem ajudar a identificar riscos e a aferir o eventual sucesso do projeto", explica Luísa Carvalho, docente da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS) e coordenadora da equipa de investigadores do IPS que está a trabalhar neste projeto, dedicada à área do empreendedorismo.

O projeto KABADA ambiciona também contribuir para a introdução de uma nova abordagem no ensino da Gestão e do Empreendedorismo, uma vez que o protótipo de AI a ser desenvolvido passará a incorporar os planos de estudo, possibilitando uma aprendizagem interativa sobre o processo de criação de um plano de negócios e o seu impacto no potencial sucesso do projeto, com evidentes vantagens face a ferramentas já existentes, como os jogos de simulação de gestão.

Podem beneficiar do resultado final deste projeto todos os novos empreendedores, vindos do meio académico ou das suas comunidades de influência.

Para mais informações, consultar a página oficial do projeto em https://kabada.eu/.

Legenda da foto: Primeira reunião do projeto, em novembro de 2019, na BA School of Business and Finance (BA SBF), Letónia

09 de setembro/2020