Secretário de Estado felicita 'generosidade' dos estudantes do IPS

João Sobrinho Teixeira na apresentação pública da plataforma Voluntariado IPS

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) celebrou ontem o Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro) com um webinar que revisitou alguns dos projetos mais emblemáticos desenvolvidos pela sua comunidade académica e que foi, simultaneamente, a primeira apresentação pública da plataforma Voluntariado IPS.

O evento, aberto à comunidade, contou com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, que felicitou o IPS e todos os seus estudantes envolvidos em ações de voluntariado, "cada vez mais prementes em contexto de pandemia, que está a criar situações de vulnerabilidade até em pessoas que julgávamos impensáveis".

Segundo o governante, para além de nos ter reconciliado com a ciência como "única resposta para tornar este planeta mais sustentável", a crise sanitária mundial teve também a virtude de fazer vir ao de cima "a generosidade da juventude", dimensão que nem sempre se destaca da imagem de "diversão e festas" que frequentemente lhe é associada.

Por isso, realçou o "simbolismo do gesto dos estudantes do IPS" e defendeu uma maior "flexibilização do ensino superior", através do reforço, não só da "capacidade de aprender sozinho", para fazer face a um mundo cada mais imprevisível e em permanente mudança, como também dos conteúdos de educação para a cidadania. "Teremos assim uma geração que há de ser mais generosa e também mais qualificada e com maior capacidade de resposta", concluiu.

A plataforma Voluntariado IPS é uma ferramenta digital de divulgação, dinamização e apoio a iniciativas de cariz social, cultural e educativo, levadas a cabo pela comunidade académica e destinadas a diversos públicos-alvo,  dentro dos campi da instituição ou na envolvente externa. Desenvolvida por cinco estudantes da licenciatura em Engenharia Informática, sob coordenação do docente Nuno Pina, a nova plataforma, que permitirá a criação de uma bolsa de voluntariado, aberta à participação de estudantes, docentes, não docentes e diplomados, para além do registo e divulgação de projetos de voluntariado desenvolvidos pela comunidade IPS ou externa, será também partilhada com a  Rede de Voluntariado no Ensino Superior, como realçou na ocasião o presidente do IPS, Pedro Dominguinhos.

O responsável anunciou também a criação, ao longo deste ano letivo, de um regulamento para as atividades de voluntariado no IPS, defendendo a necessidade de "dar uma forma mais estruturada às diversas iniciativas que temos vindo a desenvolver e que atingiram uma dimensão muito significativa com a pandemia, quer do ponto de vista das atividades científicas, quer através daquelas que desenvolvemos com a comunidade".

Para ilustrar a dinâmica de voluntariado desenvolvida pelo IPS nos anos mais recentes, foram apresentados três projetos, nomeadamente "idoSOS - Um dedo de conversa", "Comunidade para uma Vida Saudável" e "Estudar sem Barreiras! Para todos estarem ligados", estes últimos já distinguidos a nível nacional, respetivamente com o Prémio de Voluntariado Universitário Santander e o Prémio Santander UNI.COVID- 19.

No final da sessão, foi ainda assinado um protocolo de colaboração entre o IPS e a associação Quatro Corações, criada para combater a crise social gerada pela pandemia, nomeadamente através da confeção e distribuição de refeições com a ajuda de uma rede de voluntários. Entre os projetos a realizar em conjunto, destaca-se o desenvolvimento de uma aplicação para ajudar a combater o desperdício alimentar.

10 de dezembro/2020