Jogo de Gestão Interescolas disputado no outro lado do Atlântico

Competição da ESCE/IPS integra, pela primeira vez, equipas do Brasil

O Jogo de Gestão Interescolas, competição promovida pela Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE/IPS), inaugura a sua 6ª edição já na próxima sexta- feira, dia 15 de janeiro, com uma primeira jogada a disputar por 253 alunos, vindos de 18 escolas secundárias e profissionais de todo o território nacional e, pela primeira vez, do Brasil.

Entre  as 50 equipas envolvidas neste desafio anual que pretende premiar os jovens talentos na área da gestão, seis pertencem a cinco estabelecimentos de ensino brasileiros, nomedadamente do Estado de São Paulo, sendo a grande maioria escolas técnicas estaduais (ETEC).

A competição assenta, mais uma vez, num simulador de gestão em torno de uma empresa do setor hoteleiro, pondo à prova a capacidade de tomar decisões em equipa e de lidar com os imprevistos, numa reprodução fiel da realidade diária dos gestores hoteleiros. De forma lúdica, os jovens aprendizes de gestores terão oportunidade de entrar em contacto direto com os conceitos básicos de gestão contabilístico-financeira, comercial, logística, de sistemas de informação e recursos humanos.

Com esta iniciativa, que prevê um total de oito jogadas na Fase de Universos, como forma de apuramento para a Finalíssima, a disputar no dia 14 maio de 2021, a ESCE/IPS pretende promover junto dos mais jovens o desenvolvimento de competências básicas na área das ciências empresariais, através de uma primeira incursão no Ensino Superior que desejavelmente possa contribuir para clarificar ou despertar vocações.

Recorde-se que a equipa Os Sobrinhos do Marcelo, da Escola Secundária Manuel Cargaleiro, Seixal, foi a grande vencedora da edição passada, seguida das equipas Os Patrões (2º lugar) e Os Cinco Gestores (3º lugar), ambas da Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo. Setúbal, Sesimbra, Moita, Seixal, Montijo, Alcácer do Sal, Amadora, Almada e Alcochete são este ano os nove concelhos representados, numa edição  em que participam também um total de 22 professores.

O Jogo de Gestão Interescolas insere-se no quadro das responsabilidades educativas, sociais e de promoção do desenvolvimento regional do IPS e decorre de um dos grandes desafios que se colocam às instituições de ensino superior - conseguir chegar aos estudantes do ensino secundário e profissional, abrindo-lhes horizontes para escolhas futuras mais informadas e esclarecidas.

Para informações mais detalhadas e inscrição, consultar a página web do jogo, em http://www.interescolas.esce.ips.pt/.

13 de janeiro/2021