Mestrados e PG: Histórias de quem avançou para o próximo nível

.

David Sousa
Militar do Exército Português
Mestrado em Engenharia Biológica e Química (ESTBarreiro/IPS)

O que o levou a regressar ao ensino superior depois da licenciatura, e porquê no IPS?

Decidi continuar o meu percurso no ensino superior mesmo antes de terminar a licenciatura em Biotecnologia, na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS). Senti que precisava deste complemento para consolidar toda a formação que recebi na licenciatura, e, uma vez que gostei bastante do seu plano curricular (Biotecnologia) e também do corpo docente da ESTBarreiro/IPS, não tive dúvidas em escolher o mestrado em Engenharia Biológica e Química, na mesma escola.

Como descreveria a experiência e os seus impactos na sua vida profissional e pessoal?

Foi um grande complemento, tanto para a minha vida profissional como pessoal. A nível profissional, como militar do Exército, o mestrado permitiu-me desenvolver uma boa capacidade de espírito crítico para fazer face aos desafios que me são incumbidos, de forma a explorar toda a lógica por detrás de uma tarefa para garantir a melhor gestão de recursos. A nível pessoal, para além do grande sentimento de conquista por terminar um "milestone" da minha vida, permite-me constantemente fazer uma avaliação do meu percurso, nomeadamente no que tenho a melhorar, e projetar um plano para o futuro.

A quem recomendaria a decisão de avançar para uma formação avançada e porquê?

Recomendaria o prosseguimento de estudos para mestrado a todas as pessoas que estão em licenciaturas. Uma vez que estamos a assistir a um aumento da velocidade do desenvolvimento tecnológico, e para conseguir acompanhar esse desenvolvimento, uma formação de três anos (licenciatura) começa a não ser suficiente. Por outro lado, a nível de mercado de trabalho, a apresentação de um complemento de formação, como o mestrado, quando nos propomos a uma empresa, é sempre uma mais-valia para que nos destaquemos positivamente.

Mais informações sobre os Mestrados do IPS aqui.