This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Mestrados e PG: Histórias de quem avançou para o próximo nível

.

##2##

David Sousa
Militar do Exército Português
Mestrado em Engenharia Biológica e Química (ESTBarreiro/IPS)

O que o levou a regressar ao ensino superior depois da licenciatura, e porquê no IPS?

Decidi continuar o meu percurso no ensino superior mesmo antes de terminar a licenciatura em Biotecnologia, na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS). Senti que precisava deste complemento para consolidar toda a formação que recebi na licenciatura, e, uma vez que gostei bastante do seu plano curricular (Biotecnologia) e também do corpo docente da ESTBarreiro/IPS, não tive dúvidas em escolher o mestrado em Engenharia Biológica e Química, na mesma escola.

Como descreveria a experiência e os seus impactos na sua vida profissional e pessoal?

Foi um grande complemento, tanto para a minha vida profissional como pessoal. A nível profissional, como militar do Exército, o mestrado permitiu-me desenvolver uma boa capacidade de espírito crítico para fazer face aos desafios que me são incumbidos, de forma a explorar toda a lógica por detrás de uma tarefa para garantir a melhor gestão de recursos. A nível pessoal, para além do grande sentimento de conquista por terminar um "milestone" da minha vida, permite-me constantemente fazer uma avaliação do meu percurso, nomeadamente no que tenho a melhorar, e projetar um plano para o futuro.

A quem recomendaria a decisão de avançar para uma formação avançada e porquê?

Recomendaria o prosseguimento de estudos para mestrado a todas as pessoas que estão em licenciaturas. Uma vez que estamos a assistir a um aumento da velocidade do desenvolvimento tecnológico, e para conseguir acompanhar esse desenvolvimento, uma formação de três anos (licenciatura) começa a não ser suficiente. Por outro lado, a nível de mercado de trabalho, a apresentação de um complemento de formação, como o mestrado, quando nos propomos a uma empresa, é sempre uma mais-valia para que nos destaquemos positivamente.

Mais informações sobre os Mestrados do IPS aqui.

Opções
Últimas Notícias
Constantino Sakellarides no II Congresso do Mestrado em Enfermagem
Politécnico de Setúbal vence 17ª edição do Concurso Poliempreende
IPS promove maratona de criatividade online aberta à região
Sandra Martinho eleita presidente do Conselho Geral do IPS
IPS alarga formação a Amadora, Loures e Vila Franca de Xira