This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

IPS forma quadros angolanos em Negócios e Finanças

.

##1##

Arrancam hoje as ações no âmbito do Programa de Capacitação "Negócios e Finanças" do Projeto Envolver, destinado a quadros superiores do INAPEM, elementos da rede de Prestadores de Serviços (Business Service Providers) e outros atores importantes na dinamização dos negócios e empreendedorismo em Angola.

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) inicia hoje um conjunto de ações de capacitação junto dos agentes económicos angolanos, no âmbito do Projeto ENVOLVER, financiado pela União Europeia, desenvolvido no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI) do Governo de Angola, e que conta também com a parceria do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação.  

As sessões, em formato online, contemplam 200 quadros superiores, nomeadamente do INAPEM-Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas, elementos da rede de Prestadores de Serviços (Business Service Providers) e outros atores importantes na dinamização dos negócios e empreendedorismo em Angola.

Parte integrante do Programa de Capacitação "Negócios e Finanças" do Projeto Envolver, que teve a sua abertura oficial no passado dia 24, estas ações prolongam-se até maio de 2022, pretendendo garantir a aquisição e reforço de conhecimentos associados ao empreendedorismo e gestão de negócios, com temas ligados às finanças empresariais, de modo a incrementar a intervenção do INAPEM e das entidades que operam no quadro da facilitação e do acesso a financiamento, junto das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) e dos operadores financeiros.

Recorde-se que o projeto ENVOLVER teve início no passado mês de fevereiro, com o propósito de promover o desenvolvimento de um setor privado sustentável e inclusivo, alicerçado na diversificação e disponibilização de serviços financeiros ajustados às necessidades das MPME e empreendedores.

 

Sobre o Projeto ENVOLVER:

O projeto visa incentivar e alargar o acesso das Micro Pequenas e Médias Empresas (MPME) aos serviços financeiros, através da formação e capacitação de todos os atores envolvidos, nomeadamente MPME, bancos comerciais, sistema judicial, entre outros, através do estabelecimento de um diálogo público- privado estruturado.

Este projeto, liderado pelo INAPEM, está a ser desenvolvido com o apoio técnico especializado do IAPMEI e do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) na dinamização de um conjunto de actividades, como acções de formação e sensibilização, desenvolvimento de instrumentos de apoio à gestão, eventos temáticos dirigidos ao sector público e privado, campanhas de sensibilização para o incremento da literacia financeira, entre outras.

 

Sobre as Instituições:     

União Europeia - A União Europeia está representada em Angola pela sua Delegação desde 1986. O mandato da Delegação inclui a representação diplomática da União Europeia em Angola e a gestão de projectos de cooperação. A União Europeia zela pela sustentabilidade em todas as suas dimensões: social, económica, política e ambiental. https://eeas.europa.eu/delegations/a ngola_pt

INAPEM - Entidade autorizada e de referência no apoio das micro, pequenas e médias empresas que tem como missão promover a capacitação empresarial em termos de gestão e responsabilidade administrativa; garantir solidez empresarial das empresas nacionais com vista a afinar a sua relação com a banca comercial; ajudar o Executivo na criação e desenho de planos e programas de financiamento às empresas nacionais que vão de encontro as reais necessidades das empresas e desenhar e executar soluções exequíveis, agregando as associações empresariais e a sociedade civil, para a formalização da atividade empresarial nacional. https://www.inapem.gov.ao/PortalINA PEM/#!/

IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I. P. é um organismo público de apoio às micro, pequenas e médias empresas, que tem por missão promover a competitividade e o crescimento empresarial, assegurar o apoio à conceção, execução e avaliação de políticas dirigidas à atividade industrial, visando o reforço da inovação, do empreendedorismo e do investimento empresarial nas empresas. O IAPMEI foi criado em 1975 través do Decreto-Lei n.º 51/75. https://www.iapmei.pt/

IPS - O Instituto Politécnico de Setúbal é uma instituição pública de ensino superior que integra cinco Escolas Superiores - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Escola Superior de Educação, Escola Superior de Ciências Empresariais, Escola Superior de Saúde (campus de Setúbal) e Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (campus do Barreiro). Atualmente dispõe de uma vasta oferta formativa e investigação nas áreas das engenharias, tecnologias, ciências sociais, educação, desporto, ciências empresariais e saúde. A forte componente prática do ensino, bem como a formação em contexto de trabalho, o estímulo de competências nas áreas da inovação e do empreendedorismo e a estreita ligação que mantém com as empresas e organizações da região, são traços distintivos do seu ADN. https://www.ips.pt 

 

29 de setembro/2021

Opções
Últimas Notícias
Novos estudantes do IPS mobilizam-se para limpeza do estuário do Sado
IPS com mais de 85% de ocupação na 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso
IPS homenageia José Mourinho em dia de aniversário
Projetos Erasmus+ | Últimas
IPS forma quadros angolanos em Negócios e Finanças