This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

IPS acolhe dois novos membros na Universidade Europeia E³UDRES²

Instituições da Alemanha e Países Baixos juntam-se ao consórcio

##1##

A Universidade Europeia E³UDRES², consórcio a que pertence o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), conta desde finais de abril com o contributo de duas novas instituições de ensino superior,  a Fulda University of Applied Sciences, na Alemanha, e a Saxion University of Applied Sciences, nos Países Baixos, elevando de seis para oito o número total de parceiros envolvidos.  

Os dois novos parceiros associados, que se espera possam vir a tornar-se membros oficiais da aliança até finais de 2023, foram selecionados entre mais de duas dezenas de instituições candidatas dentro do da academia europeia, interessadas em integrar este vasto campus multi-universitário focado na criação de centros de conhecimento capazes de contribuir ativamente para tornar as respetivas regiões de influência mais inteligentes e sustentáveis.

Com o alargamento a dois novos membros, a rede E³UDRES² beneficia, para já, do "seu grande círculo de novos especialistas e, como tal, de uma nova capacidade de inovação no que respeita ao ensino e à investigação", tal como como informou a St. Pölten University of Applied Sciences (Áustria), que coordena o consórcio universitário europeu.

Ancoradas na investigação aplicada, ambas as universidades conjugam um forte compromisso regional aliado a uma vincada identidade europeia, partilhando a mesma missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável de cidades de pequena e média dimensão e respetivas áreas rurais circundantes, em torno de três grandes áreas temáticas: economia circular, envelhecimento ativo e bem-estar, e contributo humano para a inteligência artificial.

Fundada em outubro de 2020, a E³UDRES², sigla inglesa de Universidade Europeia Empreendedora e Envolvida como motor para Regiões Europeias Inteligentes e Sustentáveis, é uma das 41 alianças universitárias criadas por impulso da Comissão Europeia, integrando também a Hungarian University of Agriculture and Life Sciences (Hungria), a UC Leuven- Limburg (Bélgica), a Politehnica University Timișoara (Roménia) e a Vidzeme University of Applied Sciences (Letónia).

E³UDRES² apresenta-se no Encontro Ciência'22 da FCT

Já no próximo dia 17, terça-feira, a E³UDRES² estará representada num painel sobre a temática das Universidades Europeias em Portugal, numa apresentação a cargo de Raquel Barreira, coordenadora da aliança no IPS, e que contará igualmente com os contributos das universidades de Coimbra (EC2U - European Campus of City - Universities) e da Beira Interior (UNITA - Universitas Montium), com moderação do Politécnico de Leiria.

O debate, agendado para as 11h30, decorre no âmbito do Encontro Ciência'22, evento anual organizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) a ter lugar no Centro de Congressos de Lisboa entre 16 e 18 de maio.

12 de maio/2022

Opções
Últimas Notícias
Mobilidade Erasmus para staff | Candidaturas até 12 de junho
Politécnico de Setúbal acolhe festival de cinema e cidadania
IPS acolhe dois novos membros na Universidade Europeia E³UDRES²
E³UDRES² promove Bootcamp 2022 | Inscrições até 20 de maio
Titulares de Ensino Profissional ou Artístico | Candidaturas até 3 junho