Projeto de hotel inclusivo vence final regional do Poliempreende

'Hotel da Vila' aposta no Envelhecimento Ativo e no Design para Todos

Uma proposta de hotel inclusivo, que responde às tendências de turismo sustentável e personalizado, permitindo o acesso a todos, independentemente da faixa etária e grau de mobilidade, é o projeto vencedor da final regional de Setúbal do 18º Concurso Poliempreende, disputada recentemente no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

A ideia de negócio é de Beatriz Afonso Lopes, estudante do mestrado em Gestão em Hotelaria de Saúde e Bem-Estar, da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do IPS, e dá pelo nome de "Hotel da Vila". Tem localização na ilha de São Miguel, Açores, disponibiliza estadias de longa duração e aposta num conceito inovador em hotelaria, que assenta nos princípios do Envelhecimento Ativo e Design para Todos.

O prémio atribuído, patrocinado pelo Santander Totta, tem o valor de 2 000 euros e garante um lugar na final nacional desta 18ª edição no Poliempreende, a disputar no Politécnico de Beja, em setembro. O júri, presidido por Luísa Cagica Carvalho, vice-presidente do IPS, integrou igualmente representantes do banco Santander Totta e das empresas Gastão Cunha Ferreira e ComOn.

"O empreendimento dá resposta às tendências de turismo sustentável e personalizado, ao viabilizar o acesso a pessoas de todas as faixas etárias, atendendo também às necessidades do público sénior ou com problemas de mobilidade reduzida", descreve a estudante. Sobre o "Hotel da Vila", Beatriz Afonso Lopes realça ainda que o "acompanhamento 360 é diferencial, ao utilizar recursos como CRM e pulseiras fit bit para personalizar a estadia dos hóspedes, conferindo assistência e, ao mesmo tempo, promovendo independência e segurança".

O Poliempreende é um concurso nacional que assenta na maior rede de promoção do empreendedorismo no ensino superior, constituída por 18 politécnicos e três escolas politécnicas das universidades. O concurso anual desenvolve-se em duas fases: a primeira, regional, dinamizada individualmente por cada um dos parceiros; a segunda, nacional, onde se reúnem todos os vencedores dos concursos regionais.

Recorde-se que o IPS conta já com um histórico considerável de prémios no contexto do Poliempreende, entre eles três primeiros lugares, nomeadamente em 2021 (projeto MenuAI), em 2017 (projeto Ilegal) e em 2010 (projeto Smartpaint), somando igualmente três terceiros lugares, conquistados em 2020 (increaS), em 2018 (projeto BeGold), e em 2013 (projeto Play4Edu).

20 de julho/2022