Ministra Elvira Fortunato dá as boas-vindas aos novos estudantes do IPS

Sessão de Acolhimento marca o arranque do programa 'IntegraTe', a decorrer até dezembro

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) conta este ano com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e do secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, na sua sessão de Acolhimento aos Novos Estudantes, agendada para a próxima segunda-feira, dia 26, a partir das 10h30, no Clube Desportivo do IPS (campus de Setúbal).

Nesta sessão anual de boas-vindas, que agora regressa  ao formato presencial depois do interregno imposto pela pandemia, a presidente do IPS, Ângela Lemos, dirige oficialmente as primeiras palavras aos recém-chegados, felicitando-os pela escolha. À tarde, pelas 18h30, segue-se nova sessão para os estudantes de ensino pós-laboral, a decorrer na sala C1.13, no edifício da Escola Superior de Ciências Empresariais/Escola Superior de Saúde.

Este é também o momento que assinala o arranque de um programa de atividades transversais a todas escolas, através do qual a comunidade académica do IPS procura acolher e integrar quem chega de novo ao Ensino Superior e às cidades de Setúbal e do Barreiro.

Até dezembro, numa organização que resulta da articulação entre as direções/conselhos pedagógicos das cinco escolas IPS e da Associação Académica (AAIPS), o programa  "IntegraTe" contempla várias iniciativas temáticas para dar a conhecer a instituição, os seus serviços de apoio, a dinâmica da sua vida académica e os projetos em curso na área da responsabilidade social, internacionalização e empreendedorismo.

Da sua componente de responsabilidade social, destaca-se a habitual ação de limpeza do Estuário do Sado, agendada para dia 28 de setembro, das 09h00 às 12h00, iniciativa de voluntariado que anualmente mobiliza centenas de novos estudantes na zona industrial da Mitrena.

Também de regresso está a secção "Ativa-te!", no âmbito do festival CLIT - Cinema em Locais Inusitados e Temporários, que fará do IPS, entre 17 e 21 de outubro, o local de exibição de dezenas de sessões de cinema e de debate em torno de várias temáticas associadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. O projeto, uma parceria entre a Associação Cultural Festroia e o IPS, é financiado em exclusivo pela Islândia, o Liechtenstein e a Noruega através do Programa Cidadãos Ativ@s (Active Citizens Fund/EEA Grants), sendo gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.

E porque setembro é também um mês de fim de ciclo e de despedidas, este sábado, dia 24, está também prevista a cerimónia de Entrega das Cartas de Curso, que reunirá no Clube Desportivo, a partir das 15h30, os graduados de licenciatura e mestrado das cinco Escolas Superiores do IPS, com estudos concluídos nos últimos três anos académicos: 2018/19, 2019/20 e 2020/21. Como habitualmente, será um momento de festa, que representa o culminar de um percurso formativo e também de crescimento pessoal, e a oportunidade de partilhá-lo com familiares, colegas e amigos.

22 de setembro/2022