IPS integra Rede Portuguesa das Universidades Promotoras de Saúde

Carta de compromisso assinada a 10 de outubro, em Coimbra, por 29 instituições

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) é uma das 29 instituições de ensino superior signatárias de uma carta de compromisso para a criação da Rede Portuguesa das Universidades Promotoras de Saúde (RPUPS).

A cerimónia de assinatura, na qual o IPS esteve representado pelo vice-presidente Pedro Ferreira, decorreu esta segunda-feira, dia 10, no Convento de S. Francisco, em Coimbra, integrando o programa do X Congresso Iberoamericano de Universidades Promotoras da Saúde, iniciativa com organização conjunta da Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras de Saúde (RIUPS), do Politécnico de Coimbra (IPC) e da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

Enquanto instituição fundadora desta nova estrutura, o IPS compromete-se "com os princípios e a prática da promoção da saúde, em todas as suas vertentes relevantes - política, ambiental, comunitária, pedagógica, de investigação e de inovação", bem como com a promoção da "literacia na área da promoção da saúde, da sua comunidade académica e do público em geral, contribuindo para atitudes pessoal e socialmente responsáveis".

Pelo conjunto único de competências que reúnem enquanto instituições de ensino superior, os signatários propõe-se assim "desempenhar um papel central na criação de uma cultura de promoção da saúde e de sustentabilidade ambiental, que permita a evolução para uma sociedade mais saudável, solidária, sustentável, livre, justa e tolerante".

Este trabalho será feito através de redes colaborativas e parcerias,  que permitam a produção e a partilha de conhecimento na área, dentro da própria RPUPS e com os outros setores da sociedade, tendo como objetivo "a disseminação de práticas promotoras de saúde", refere o documento assinado.

Na ocasião,  a RIUPS, cujo funcionamento assume uma natureza informal, acolheu como membros as instituições fundadoras da rede portuguesa, atribuindo-lhes os respetivos certificados.

13 de outubro/2022