20ª Semana da Ciência e da Tecnologia | 21 a 25 de novembro

Iniciativa mobiliza cerca de 1 000 participantes, nos campi de Setúbal e do Barreiro do IPS

A Semana da Ciência e da Tecnologia (SCT) regressa ao Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) entre os próximos dias 21 e 25 de novembro, mobilizando 990 alunos e 70 professores das escolas secundárias e profissionais, um número recorde de participantes alcançado no ano em que cumpre a sua 20ª edição.

Lançada em 2002, como forma despertar o interesse dos jovens pelos universos da Ciência e da Tecnologia na semana em que se celebra o Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro),  a SCT do IPS tem vindo a consolidar-se como uma iniciativa incontornável no calendário escolar da região, oferecendo uma oportunidade privilegiada de contacto direto com a oferta do ensino superior politécnico nestas áreas do conhecimento.

Nesta edição, os jovens visitantes são desafiados a conhecer os laboratórios das escolas superiores de Tecnologia do IPS, em Setúbal e no Barreiro, em registo de peddy paper, propondo-se que decifrem vários enigmas e sejam postos à prova numa sequência de atividades que os conduzirá até ao check point final, com direito a prémios. Dividindo-se entre as componentes lúdica e pedagógica, o programa oferece um conjunto de experiências que permitirão conhecer de perto a oferta formativa do IPS, assim como os respetivos corpo docente, projetos de investigação e equipamentos.

Tal como em anos anteriores, serão contemplados domínios como a Biotecnologia, Engenharia Civil, Tecnologias do Petróleo e Bioinformática, ministrados na ESTBarreiro/IPS, bem como as engenharias Mecânica, Eletrónica e de Computadores, Informática e Robótica, e as tecnologias Biomédica, do Ambiente e do Mar, disponíveis na ESTSetúbal/IPS.

Além das visitas aos laboratórios, a SCT prevê igualmente o seminário "A Biotecnologia ao serviço das pessoas nas áreas da sustentabilidade e valorização de produtos marinhos", agendado para dia 23 de novembro, pelas 14h30, na ESTBarreiro/IPS, tendo como oradora convidada Narcisa Bandarra,  investigadora do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. A iniciativa, que assinala a 10ª edição do curso de licenciatura em Biotecnologia, é aberta à comunidade académica e também ao público externo interessado.

Consultar o programa aqui.

Para mais informações, contactar o Gabinete de Imagem e Comunicação do IPS através do seguinte endereço: gi.com@ips.pt

17 de novembro/2022