Oficina Lu Ban Portuguesa assinala 4º aniversário

Laboratório de indústria 4.0 foi inaugurado no IPS a 5 de dezembro de 2018

A Oficina Lu Ban Portuguesa, laboratório de indústria 4.0 instalado no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) em parceria com o Governo Municipal de Tianjin, China, completa hoje quatro anos de funcionamento, assinalando um percurso de importantes contributos na áreas da formação tecnológica e da inovação e desenvolvimento industrial na região envolvente.

A unidade, única em Portugal e a sexta a ser instalada a nível mundial, tem vindo a possibilitar um ensino e uma investigação de excelência na área da Indústria 4.0, como recentemente sublinhou, em visita ao IPS, o embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, considerando que a Oficina Lu Ban encontrou aqui  "o parceiro ideal em Portugal".

##1## ##2##

Ao longo destes quatro anos de existência, a Oficina Lu Ban Portuguesa foi visitada por várias comitivas internacionais, bem como pelas principais empresas industriais instaladas na região, cientes de que os grandes desafios da indústria 4.0 se prendem, antes de mais, com a necessidade de inovação, de descoberta e criação de novos paradigmas, processos e tecnologias, um conhecimento que o IPS está em condições de proporcionar através deste laboratório.

Como refere Ângela Lemos, presidente do IPS,  trata-se de um "espaço único com tecnologia de ponta que permite a docentes, estudantes e parceiros o desenvolvimento de projetos técnico-científicos no âmbito da industria 4.0, permitindo que o IPS tenha um contributo efetivo na indústria da região".

A oficina tecnológica é hoje o equipamento privilegiado dentro do IPS onde se desenvolve investigação aplicada nos domínios da mecânica, eletrotecnia, ciência da computação, automação e robótica, em estreita colaboração com o corpo docente da Escola Vocacional de Mecânica e Eletricidade (EVME) de Tianjin. Viu também nascer, em 2019, a Aliança de Cooperação Escola-Empresa da Oficina Lu Ban Portuguesa, inaugurando uma fase de maior abertura ao exterior, quer às escolas profissionais, quer às empresas.

05 de dezembro/2022