IPS lança pós-graduação na área da prescrição de exercício na saúde

Candidaturas online até 31 de janeiro

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) tem a decorrer, até ao próximo dia 31 de janeiro, o período de candidaturas, exclusivamente online, à nova pós-graduação em Prescrição de Exercício na Saúde Cardiovascular, Respiratória e Metabólica, dirigida aos diplomados e profissionais na área das Ciências do Desporto.

A formação avançada, com financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem disponíveis 25 vagas e prevê iniciar as aulas no próximo dia 17 de março, contemplando uma carga horária de 305 horas, distribuídas por dois semestres, em regime de blended-learnig, com as atividades presenciais a decorrer na Escola Superior de Educação (ESE/IPS). O curso confere diploma de pós-graduação, equivalendo a 60 ECTS.

Tendo como destinatários os licenciados em Desporto, Ciências do Desporto, Motricidade Humana, Educação Física e áreas afins, bem como os profissionais das Ciências do Desporto, especialmente os que exercem funções relacionadas com atividades de prescrição de exercício, o novo curso vem responder a uma necessidade premente de especialização e atualização de conhecimentos neste domínio de interface entre o Desporto e a Saúde.

"A ampla rede de infraestruturas da área do fitness e/ou centros de prática orientada de exercício físico coloca o distrito de Setúbal como uma região de referência na aposta na formação avançada na área da prescrição do exercício físico para a promoção da saúde", explica a instituição,  justificando esta nova oferta também pelos "desafios atuais que se apresentam às instituições educativas, nomeadamente no enquadramento dos profissionais de Ciências do Desporto".

Recorde-se que as doenças cardiovasculares são atualmente a principal causa de morte em Portugal, constituindo uma das mais importantes causas de morbilidade e de incapacidade.

As candidaturas deverão ser efetuadas no portal do IPS, em www.ips.pt.

18 de janeiro/2022