Docente do IPS nomeada vice-presidente do Conselho Nacional de Saúde

Lucília Nunes coordena o Departamento da Enfermagem da ESS/IPS

Lucília Nunes, professora coordenadora principal do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), foi designada pelo Conselho de Ministros na quinta-feira, dia 19,  para o cargo de vice- presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão consultivo da tutela, que será presidido pelo médico Vítor Ramos.

Vítor Ramos e Lucília Nunes vão substituir Henrique de Barros e Ana Nunes de Almeida, que desempenharam até agora os cargos de presidente e vice-presidente do CNS, respetivamente.

A docente, que coordena o Departamento de Enfermagem da Escola Superior de Saúde (ESS/IPS), é também presidente da Comissão de Ética do IPS, tendo exercido o cargo de vice-presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, entre 2015 e 2021. Integra  a Comissão de Ética para a Saúde do Centro Hospitalar de Setúbal e o Conselho de Ética da Universidade do Minho, tendo exercido durante 18 anos a atividade de Enfermagem em diversas unidades hospitalares do SNS. Foi igualmente dirigente da Ordem dos Enfermeiros.

Doutorada em Filosofia, com agregação em Filosofia, especialidade Ética, e em Enfermagem, Lucília Nunes é autora de várias obras que refletem as suas áreas de investigação, nomeadamente "E se eu não puder decidir? Saber escolher no final da vida" e "Para uma Epistemologia de Enfermagem".

Enquanto órgão independente, de consulta do Governo, o CNS tem por missão proporcionar a participação das várias entidades científicas, sociais, culturais e económicas, na procura de consensos alargados relativamente à política de saúde.  Entre as suas competências, está a apreciação e a emissão de pareceres e recomendações sobre temas relacionados com a política nacional  de saúde. Anualmente, o CNS produz e apresenta ao Ministério da Saúde e à Assembleia da República um relatório sobre a situação da saúde em Portugal, formulando as recomendações que considerar necessárias.

23 de janeiro/2023