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Politécnico de Setúbal certifica 30 professores guineenses

Formação realizada pela ESE/IPS no âmbito do programa PRECASE

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O diretor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), João Pires, marcou presença este sábado, 4 de março, em Bissau, na cerimónia de entrega de certificados do Curso de Complemento de Formação em Educação, ação que permitirá elevar o grau académico de bacharelato para licenciatura a 30 docentes das escolas de formação inicial da Guiné-Bissau.

A formação, ministrada pela ESE/IPS, teve início em janeiro de 2022 e decorreu no quadro do Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo (PRECASE) da Guiné- Bissau, financiado pelo Instituto Camões e implementado pela ONGD FEC - Fundação Fé e Cooperação, em parceria com o Ministério da Educação Nacional da Guiné-Bissau, o Instituto da Educação da Universidade de Lisboa e a ESE/IPS.

O plano de estudos, que abrangeu docentes de todas as Escolas de Formação Inicial do país, distinguiu-se por disponibilizar um modelo de ensino-aprendizagem híbrido, conjugando metodologias online e presenciais, focado nas áreas disciplinares de Língua Portuguesa, Ciências da Educação, Tecnologias de Informação e Comunicação, Expressões, Didática das Ciências Naturais e Sociais, Didática da Matemática e Didática das Expressões. Como resultado, três dezenas de docentes tiveram oportunidade de reforçar competências, aprofundar conhecimentos e elevar o seu grau académico.

Para João Pires, trata-se de um "orgulho para a ESE/IPS" integrar o PRECASE, que conta com o envolvimento de 26 dos seus docentes de várias áreas científicas, bem como ver concluída a primeira das três principais componentes previstas no programa. O diretor recorda a experiência já longa da ESE/IPS em matéria de projetos internacionais de cooperação e formação, nomeadamente na Guiné-Bissau, país com o qual colabora, desde 1991, na elaboração de programas e manuais escolares ou na formação de formadores. "Sabemos que os países não vivem isolados no mundo e é necessária a criação de sinergias, colaborações e aprendizagens comuns. Acreditamos que a colaboração e cooperação entre as instituições de ensino superior de Portugal e da Guiné-Bissau potenciam o desenvolvimento de conhecimento científico".

O responsável realça ainda as aprendizagens que a experiência deixou no corpo docente da ESE/IPS. "A riqueza do ensino é mesmo esta, professores e alunos aprenderem colaborativamente, para um melhor sistema educativo".

A cerimónia de entrega de certificados decorreu nas instalações da Escola Superior de Educação - Unidade de Ensino 17 de Fevereiro e contou também com as presenças do embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, José Caroço, do diretor-geral da Escola Superior de Educação, Eugénio Na Luta, em representação do Ministério do Ensino Superior e Investigação Científica (MESIC), do diretor da Escola Superior de Educação - Unidade de Ensino 17 de Fevereiro, João Ialá, e da representante da FEC na Guiné-Bissau, Carla Pinto.

10 de março/2022

 

 

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