Politécnico de Setúbal é parceiro do projeto piloto Programar o Futuro

Formação para jovens financiada pela Google.org e implementada pela SIC Esperança

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), através da sua Escola Superior de Educação (ESE/IPS), é a instituição de Ensino Superior parceira do projeto Programar o Futuro, uma formação piloto na área das competências digitais dirigida a jovens, que foi na segunda-feira, dia 13, lançada em Lisboa, numa sessão com encerramento a cargo do  secretário de Estado para a Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo.

Financiado pela Google.org e implementado pela SIC Esperança, o projeto conta com a colaboração da ESE/IPS na conceção e coordenação nacional deste programa de capacitação que pretende formar jovens desempregados ou em situação de emprego precário, entre os 18 e os 30 anos, nas áreas da programação, código e robótica, contribuindo assim para aumentar as suas oportunidades profissionais.

O programa de formação, que pretende responder à discrepância atual entre as ofertas de emprego na área da tecnologia e o número de cidadãos formados nestas matérias, será implementado em Braga, Castelo Branco, Coimbra,  Faro e Setúbal, prevendo-se beneficiar 400 jovens.

"Os avanços tecnológicos gerarão novos empregos, mas aqueles que perderam os seus empregos nesta transição ou os que ainda não iniciaram o seu percurso profissional serão os menos capacitados para integrar estas novas vagas", fundamenta a SIC Esperança, baseando-se no último relatório "O Futuro dos Empregos", do Fórum Económico Mundial, divulgado em 2020.

##1## ##2##

Na cerimónia de lançamento, que contou com as intervenções de Mercedes Balsemão, presidente da SIC Esperança, e de Bernardo Correia, country manager da Google Portugal, o IPS fez-se representar pela sua presidente, Ângela Lemos, pelo diretor da ESE/IPS, João Pires, e pelos docentes Miguel Figueiredo, João Torres e Ana Chambel, do Centro de Competências TIC da ESE/IPS.

Depois do projeto GEN10S Portugal, que arrancou em 2017 formando milhares de alunos e professores de todo o País em linguagem de programação Scratch, esta é a segunda vez que a ESE/IPS colabora com a SIC Esperança e a Google.org na implementação de uma formação na área das competências digitais.

15 de março/2022