Informação sobre os procedimentos a adotar pelos estudantes no regresso às
atividades presenciais, após dois meses e meio de confinamento causado pela pandemia
Covid-19.
A atividade letiva no IPS foi retomada, em todas as
escolas, no dia 26 de março, na modalidade de Ensino à Distância
(EaD) .
Horários: são os mesmos que já estavam
estabelecidos, para as aulas presenciais
Recursos: a plataforma base a utilizar para
as aulas é o Moodle; as plataformas usadas para as
interações em via videoconferência são o Teams e
o Zoom.
Existe uma área no Moodle (Ensino a
Distância IPS), com informações e tutoriais de apoio, para os estudantes menos
familiarizados com estes recursos. Aceda aqui.
Docentes: estarão inteiramente disponíveis
e decidirão sobre a metodologia mais pertinente face à matéria em causa: aulas por
videoconferência, esclarecimento de dúvidas ou resolução de casos práticos, entre outras.
Estas atividades podem ser substituídas por outras que não exijam a presença on-line
simultânea entre estudantes e docentes.
Material de apoio: aconselhamos a consulta
das Orientações para o Ensino à Distância,
para um melhor entendimento dos princípios de funcionamento do EaD e partilha de dicas
úteis.
Acesso a equipamento informático: o IPS e
a sua Associação Académica (AAIPS) uniram esforços, procurando dar uso ao parque
informático de apoio aos estudantes, que neste período se encontra sem utilização e
delinearam uma medida de apoio que visa promover o acesso a equipamento
informático de todos os que não possuem meios próprios. O levantamento das
necessidades já está a decorrer, tendo cada uma das escolas superiores do IPS contactado
a sua comunidade estudantil nesse sentido.
De modo a garantir a equidade no acesso a estes
equipamentos, foram elencados os seguintes critérios de elegibilidade,
sucessivamente aplicados para seleção dos estudantes:
Bolseiros dos SAS/IPS;
Abrangidos pelo PAAS - 20% de capitação superior ao limiar de carência definido na lei
para atribuição de bolsas de estudo;
Restante comunidade estudantil
Se tem algum
equipamento sem utilização, por favor ceda-o a um estudante que dele precisa.
Pode fazê-lo dentro da sua rede pessoal ou contactar a direção de qualquer uma
das escolas superiores do IPS para agilizar o empréstimo.
Recolha de imagem e som no EaD:
apela-se ao uso responsável das tecnologias. Relembramos que não devem gravar vídeo e/ou som ou fotografar nenhuma atividade
síncrona sem a devida autorização dos participantes - docentes e estudantes - ou, no caso
de existir essa autorização, não devem fazer uso dos conteúdos em situação distinta
daquela para a qual a autorização foi obtida. Toda e qualquer violação de uma boa
conduta neste processo será analisada no âmbito do arti
go 3.º, alínea e) e do artigo 4º do Regulamento Disciplinar dos Estudantes do IPS.
Apoio técnico: a Divisão Informática
garante apoio técnico remoto, através de uma das seguintes vias de contacto:
Bibliotecas do IPS: o contacto pode ser
efetuado por email, ou
através de um chat de apoio, a funcionar no seguinte horário: de 2ª a 6ª, entre as
09h e as 20h
O atendimento presencial, na Divisão Académica do
IPS (DA), está sujeito a marcação prévia:
às 3ª feiras das 10h às 12h às 5ª feiras das 14h às 16h
Para agendar: enviar email para divisao.academica@ips.pt a solicitar
marcação. Não serão realizados atendimentos presenciais sem marcação.
O contacto via email com a Divisão Académica deverá ser formulado,
preferencialmente, através do endereço de email divisao.academica@ips.pt , contacto
telefónico ou pelo chat do teams de 2ª a 6ª feira das 10h às 12h e das 15h às
19h.
Para aceder ao chat do Teams deve colocar as respetivas
credenciais de estudante.
Os links de acesso para as áreas que estão em funcionamento
são:
TELEFONE (horário de atendimento das 9h às 13h e das 14h às 17h) Campus de Setúbal - Tel: 265 709 470 Campus do
Barreiro - Tel: 212 029 352
Atendimento presencial A Tesouraria e o setor de Bolsas e
Alojamento vão regressar ao atendimento presencial, por marcação prévia nos termos
abaixo: - Tesouraria (D. Isabel Fustigas): todas as quintas-feiras
entre as 09h30 e as 14h00. Marcações através do endereço tesouraria@sas.ips.pt - Bolsas de
Estudo: todas as terças-feiras (Drª. Cláudia Rosado) e sextas-feiras (Drª. Ana
Sofia Batista) entre as 09h30 e as 14h00. Marcações através do endereço bolsas.estudo@sas.ips.pt - Alojamento (D. Cristina Almeida): todas as quartas-feiras entre
as 09h30 e as 14h00. Marcações através do endereço alojamento@sas.ips.pt
Alimentação Os bares nas Escolas Superiores irão
manter-se encerrados. O refeitório do campus de Setúbal irá continuar
a servir refeições em regime de take away. A sala para almoços e serviço de bar funcionam
entre as 08h00 e as 17h00 (número de lugares limitados). Por forte recomendação
das autoridades de saúde está interdita a utilização de micro-ondas e a
disponibilização comunitária de bens como galheteiros.
Residência de Estudantes de Santiago A Residência de
Estudantes de Santiago mantém-se em funcionamento, e será autorizado o retorno de
estudantes que justificadamente necessitem voltar a ocupar o seu quarto. Novas
candidaturas serão aceites em data a divulgar (ano letivo 2020/2021).
SASaúde São retomadas as consultas presenciais nos
seguintes termos: - Psicologia: todas as quintas-feiras no horário
habitual - Nutrição: todas as sextas-feiras no horário habitual - Medicina Chinesa: todas as segundas-feiras no horário habitual Apesar de se manterem gratuitas, as consultas obedecem a marcação
prévia através do email cristina.almeida@sas.ips.pt.
Clube Desportivo IPS O Clube Desportivo IPS vai permanecer
encerrado para atividade presencial até final do ano letivo. No entanto, e para garantir a
boa forma física de todos os praticantes regulares, continuamos a disponibilizar
tutoriais aqui eaqui. Todos os inscritos em 2019/2020 (anuidade e 2º semestre) vão manter a
sua inscrição válida para o 1º semestre de 2020/2021 (início a 1 de outubro de 2020 e final
a 15 de fevereiro de 2021).
Consulta de toda informação oficial e atualizada sobre
a Pandemia: site da Direção- Geral de Saúde.
Informação do IPS sobre o Covid- 19,
recomendações, medidas e comunicações está disponível aqui.
Recordamos as recomendações gerais para
prevenção de contaminação por SARS-CoV-2/COVID-19 :
Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo
menos 20 segundos, especialmente antes e após a preparação de alimentos, antes das
refeições, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas;
Usar, em alternativa, para higiene das mãos uma solução à base de álcool;
Usar lenços de papel de utilização única para se assoar;
Deitar os lenços usados num caixote do lixo, lavando as mãos de seguida;
Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com
secreções respiratórias;
Em caso de aparecimento de sintomas, que configurem um caso suspeito de acordo
com a orientação da DGS, isto é, caso apresente infeção respiratória aguda (febre ou tosse
ou dificuldade respiratória) requerendo ou não hospitalização, tenha viajado para áreas com
transmissão comunitária ativa nos 14 dias antes do início de sintomas, ou tenha contactado
com caso confirmado ou provável de infeção por SARS-CoV-2/COVID-19, nos 14 dias antes
do início dos sintomas, ou ainda um profissional de saúde ou pessoa que tenha estado
numa instituição de saúde onde são tratados doentes com COVID-19.
Atividades
Académicas As respostas às
perguntas mais frequentes relacionadas com assuntos académicos, nomeadamente,
propinas, candidaturas, pedidos e emissão de diplomas/cartas de curso e outras certidões,
podem ser consultadas aqui.
Covid-
19 As perguntas mais
frequentes acerca da pandemia Covid-19 têm resposta aqui.
Consulte aqui todas as informações enviadas à comunidade IPS:
Para o
esclarecimento de quaisquer dúvidas e/ou procedimentos em caso de ocorrência de
sintomatologia, ou outros aspetos que decorram das medidas tomadas pelo IPS à contenção
da propagação do COVID-19, contacte-nos através do endereço covid19@ips.pt ou 265 709 308 (entre as 08h30-
20h00).