This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Candidatos Candidaturas Provas M23 Candidaturas a Acesso Condições de Acesso e Pré-requisitos
CONDIÇÕES DE ACESSO E PRÉ- REQUISITOS
Informação Geral
Condições de Acesso e Pré-requisitos
Avaliação das Provas
Fases do Processo
Calendário
Provas
Júris
Legislação
FAQ's
Indeferimento Liminar e Reclamações
Candidaturas
Lista de Admitidos e Resultados das Provas


CONDIÇÕES DE ACESSO

Podem candidatar-se para a realização das Provas M23 do IPS, os candidatos que completem 23 anos de idade até ao dia 31 de dezembro do ano que antecede a realização das provas.

Outra condição a observar é a da nacionalidade: apenas podem apresentar candidatura os nacionais de Portugal, de um Estado membro da União Europeia.

Excetuam-se os seguintes casos:

- Resida legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior

- Seja detentor de visto de residência de familiar de nacional da União Europeia

- Seja detentor de estatuto de igualdade

Será obrigatória apresentação de declaração de contagem de tempo emitida pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) sempre que não seja possível verificar as condições acima descritas apenas com a apresentação do documento de identificação.

Relativamente a condicionantes de habilitação ou de formação, apenas não pode apresentar candidatura quem seja titular de habilitação de acesso ao ensino superior, para o curso a que se quer candidatar.

PRÉ-REQUISITOS

Tenha em atenção que alguns cursos de licenciatura (da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Saúde) exigem pré-requisitos, que os candidatos têm que assegurar, para além de serem titulares da condição de acesso. Consulte toda a informação em Pré-requisitos .

ABERTURA DO CURSO INTENSIVO M23

Caso as Escolas promovam formações específicas, em 2021, esta informação será atualizada neste portal e no portal das escolas que os realizem.