RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NO IPS
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) pretende destacar-se como uma referência no Ensino Superior: um Politécnico coeso, a criar valor para a região.
A missão do IPS, neste âmbito, é ser um parceiro relevante na região de Setúbal, assumindo-se como um ator focal e motor do sistema de inovação regional, promovendo a sustentabilidade e a inclusão social, mediante uma formação de alto nível, integradora das vertentes técnica e científica, mas também cultural, ética, humanista e promotora dos valores da cidadania.
O IPS pretende formar cidadãos socialmente responsáveis, dotados de competências técnicas e transversais adequadas. A adoção de práticas adequadas de sustentabilidade, nas suas dimensões ambiental, social/cultural e económica, não se pode confinar aos campi do IPS: deverá constituir-se como um processo coletivo de construção, à escala regional, potenciando desta forma e de maneira exponencial o seu impacto positivo.
A política de sustentabilidade do IPS encontra-se articulada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos na “Agenda 2030” da Organização das Nações Unidas. Desta forma, a Política de Sustentabilidade do IPS engloba:
- Envolvimento, de forma inclusiva e dinâmica, da sua comunidade académica nas ações conducentes à melhoria do desempenho ambiental e social, bem como dos parceiros que partilhem estes valores e práticas;
- Educação e sensibilização da comunidade académica para os desafios da sustentabilidade, através do fomento e reforço de comportamentos e adoção de medidas adequadas, dentro e fora dos campi do IPS, influenciando também a sociedade envolvente;
- Criação e difusão de conhecimentos, valorizando para o efeito os domínios científicos e técnicos que integram o IPS;
- Melhoria no impacte ambiental e na qualidade de vida nos campi, mediante a gestão mais eficiente de recursos e a redução de resíduos e emissões;
- Cumprimento da legislação aplicável, como outros requisitos e obrigações de conformidade subscritos;
- Associação a redes que promovam uma partilha de experiências e desenvolvimento coletivo no que respeita a atividades, práticas e políticas adequadas que cada entidade possa aplicar;
- Monitorização, de forma contínua e criteriosa, do desempenho sustentável nas dimensões ambiental, social/cultural e económica. A divulgação pública da informação decorrente desta prática deverá constituir-se como uma ferramenta de comunicação da política/compromisso de sustentabilidade do IPS.
Comissão de Sustentabilidade do IPS
A concretização da política de sustentabilidade ancora-se na Comissão de Sustentabilidade do IPS, que tem como competências:
- Elaborar o plano de atividades e propor a sua aprovação ao Presidente do IPS;
- Implementar o plano de atividades aprovado;
- Identificar e mobilizar financiamento para implementação de atividades definidas;
- Dinamizar e sensibilizar as comunidades interna e externa para as questões da sustentabilidade.
Composição da Comissão de Sustentabilidade do IPS:
Coordenador: Professor Carlos Mata
Representante ESE: Professora Helena Simões
Representante ESCE: Professora Raquel Pereira
Representante EST Setúbal: Professor José Luís Sousa
Representante ESS: Professora Patrícia Argüello
Representante EST Barreiro: Professora Susana Lucas
Representante dos Serviços de Ação Social: Dra. Marisa Santos
Representante da Associação Académica do IPS: Rodrigo Rente